Por thiago.antunes

Rio - A chegada de Marcelo Crivella ao segundo turno pela primeira vez em sua carreira política teve o dedo de Lula. O ex-presidente Lula? Nada disso. O nome da fera é Lula Vieira, publicitário responsável pela campanha do senador e que dissociou o nome de Crivella da Igreja Universal do Reino de Deus, onde é bispo licenciado.

Em vez de líder religioso, Crivella foi de tudo nesta campanha: taxista, engenheiro, professor universitário, cantor e missionário. Tudo, menos pastor ou sobrinho de Edir Macedo. “Mostrar quem ele é foi importantíssimo para não parecer que ele estava pedindo voto pela religião. Não é eleição para pastor, nem para bispo. Mostramos o seu passado e um candidato ficha limpa. E que seu governo não terá nenhum viés religioso", garante Lula Vieira.

O publicitário admite que parte do sucesso eleitoral de seu cliente se deveu à rejeição de Anthony Garotinho, mas também ao ótimo desempenho de Crivella na reta final, sobretudo no debate entre os candidatos promovido pela Rede Globo.

Com uma diferença de pouco mais de 42 mil votos%2C Crivella superou o deputado Anthony GarotinhoCarlo Wrede / Agência O Dia

“Foi o divisor de águas, a cereja do bolo. Ele conseguiu mostrar ali quem ele é de verdade”, elogiou. Publicitário premiadíssimo com mais de 30 anos de carreira, Lula confessou que viveu no início da noite de domingo um dos dias mais emocionantes de sua vida profissional. E revelou detalhes deliciosos da apuração.

“Fiquei tristíssimo com o resultado da pesquisa de boca-de-urna. O Ibope não tinha o direito de errar do jeito que errou. E como a apuração atrasou, bateu um desânimo em todo mundo. A gente nem estava mais acompanhando direito. Até que chegou a notícia de que estávamos na frente e com 70% dos votos apurados. Foi uma festa. Parecia roteiro de filme. Na reta final, tudo parecendo dar errado e, de repente, um final feliz", brincou Lula Vieira.

O dia seguinte, no entanto, foi de pouca comemoração e muito trabalho. Até porque a partir de sábado, o programa eleitoral passará a ter dez minutos de duração, um latifúndio de tempo se comparado ao que teve no primeiro turno, com pouco mais de um minuto por programa. “Dez minutos não é brincadeira, não. Temos que fazer direitinho para não aporrinhar o espectador”, finalizou o bem humorado Lula.

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