Por bferreira

Rio - O ex-presidente da República Fernando Henrique Cardoso (PSDB) disse ontem que o PT cresceu nos grotões do país e que o Partido dos Trabalhadores (PT) tem o voto dos “menos informados”. “O PT está fincado nos menos informados, que coincide de ser os mais pobres. Não é porque são pobres que apoiam o PT, é porque são menos informados”, afirmou Fernando Henrique, em entrevista aos blogueiros do UOL Josias de Souza e Mário Magalhães.

Marina e o vice Beto Albuquerque%2C na coletiva após a derrota%3A candidata discute hoje com a Rede se apoiará Dilma ou Aécio%2C no segundo turnoMurillo Constantino

“Essa caminhada do PT dos centros urbanos para os grotões é um sinal preocupante do ponto de vista do PT porque é um sinal de perda de seiva ele estar apoiado em setores da sociedade que são, sobretudo, menos informados”, completou o tucano. Em sua avaliação, o desempenho do PSDB é diferente, nesse aspecto, uma vez que em estados como São Paulo seu partido tem maioria. “Aqui em São Paulo, quando o PSDB ganha, ele ganha porque tem apoio de pobre, não é porque tem apoio de rico. (...) A falta de informação é responsabilidade do Estado, não da pessoa, é uma constatação. Geralmente, é uma coincidência entre os mais pobres e os menos qualificados.”

Novamente na posição de fiel da balança da corrida presidencial, Marina Silva (PSB) se reúne hoje com a coordenação nacional da Rede Sustentabilidade, em São Paulo, para discutir a possibilidade de apoio a Dilma Rousseff (PT) ou Aécio Neves (PSDB), no segundo turno. A posição do grupo será debatida com os outros partidos da coligação até sexta-feira.

Segundo a coordenação de campanha, sua definição será programática. Para a candidata, há três propostas inegociáveis: a manutenção das conquistas sociais dos últimos anos, a inclusão da sustentabilidade na agenda presidencial e o compromisso com a reforma política, englobando o fim da reeleição.

No PSB há uma tendência de apoio a Aécio Neves em pelo menos três estados importantes: São Paulo, onde o deputado Márcio França foi eleito vice-governador na chapa de Geraldo Alckmin; Minas Gerais, estado natal de Aécio; e Paraná, estado do vice de Marina, Beto Albuquerque. A Executiva Nacional do PSB se reunirá amanhã para discutir sua posição.

Eleitor do NE é alvo de ofensa

A expressiva votação que a presidenta Dilma Rousseff obteve na Região Nordeste (mais de 16 milhões de votos) e que lhe garantiu a primeira colocação na corrida presidencial em oito dos nove estados, gerou insatisfação a alguns eleitores de Aécio Neves e Marina Silva. Eles expressaram sua revolta com o resultado nas redes sociais, com ofensas ao povo nordestino.

Um Tumblr (ferramenta que compartilha fotos e textos) foi criado com o nome ‘Esses Nordestinos’, logo após o resultado da votação, e expôs os comentários publicados nas redes sociais. A maioria das publicações tem ofensas como “burros” e “povo sem cultura”, por conta da opção eleitoral. Em um dos textos, a internauta diz que os eleitores de Dilma têm “medo de perder o Bolsa Família”, caso a presidenta não consiga se reeleger. Uma outra internauta vai além, e pede que separem o Nordeste do país. A página se isenta, alegando que não concorda com os comentários preconceituosos.

Você pode gostar