Rio - A revista Veja, publicação da Editora Abril, terá que retirar imediatamente do ar uma propaganda no rádio na qual estaria fazendo propaganda negativa contra a presidenta Dilma Rousseff, candidata à reeleição pelo PT. A liminar foi concedida pelo ministro Admar Gonzaga, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), à coligação da petista "Com a Força do Povo".
Segundo o magistrado, no seguinte trecho do áudio: "Aécio Neves (...) promete tirar a Petrobrás das mãos de uma quadrilha", a publicação da Editora Abril assume discurso eleitoral de Aécio Neves (PSDB), adversário de Dilma, o que caracteriza propaganda eleitoral do tucano, portanto, irregular.
De acordo com o ministro, não há proibição quanto à publicação do conteúdo, o que, para Admar Gonzaga, é um "tema sensível", mas a utilização do rádio e televisão para propaganda eleitoral é, no período das eleições, restrita por lei ao horário eleitoral gratuito. O magistrado disse, ainda, que o áudio confirma que a linha editorial da revista é mais "simpática" a uma das candidaturas.
Para o ministro, a chamada no rádio deveria ser para a venda de um produto e "desbordou (foi além) para o debate político-eleitoral, em período crítico e por veículo impróprio".