Por felipe.martins

Rio - A candidata Dilma Rousseff (PT) aparece pela primeira vez à frente do adversário Aécio Neves (PSDB) em nova pesquisa divulgada nesta segunda-feira pelo Ibope. De acordo com o levantamento, Dilma tem 46% e Aécio 43%. Levando em consideração a margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, Dilma tem entre 48% e 44%, enquanto Aécio tem entre 45% e 41%. O empate técnico persiste entre os dois candidatos. Em votos válidos, o placar é de 52% a 48% à favor da petista.

Clique sobre a imagem para a visualização do resultado das pesquisasArte O Dia

A última pesquisa do Datafolha, divulgada no dia 15 de outubro. Aécio registrava 46% dos votos totais, e Dilma, 44%. Em votos válidos, o tucano tinha 51% e a petista, 49%.

Aumenta rejeição de Aécio

O tucano aumentou a sua rejeição, dentro da margem de erro, em relação ao último levantamento. Antes, 38% dos eleitores não votariam nele de jeito nenhum, agora são 40%. A certeza de voto em Aécio caiu de 42% para 41%.

Para Dilma, o movimento foi inverso. Antes, 42% não votariam nela de jeito nenhum, agora são 39%. A certeza de voto na presidente aumentou, passando de 42% para 41%.

Veja os números completos:

Dilma Rousseff
45% - votariam com certeza
15% - talvez votassem
39% - não votariam de jeito nenhum
1% - não sabe

Aécio Neves
41% - votariam com certeza
18% - talvez votassem
40% - não votariam de jeito nenhum
2% - não sabem

Melhora avaliação do governo 

A avaliação do governo subiu dois pontos percentuais na comparação com a pesquisa anterior. De acordo com o Datafolha, 42% consideram a administração petista boa ou ótima, 37% regular e 20% ruim. O instituto ouviu 4.389 pessoas em 257 municípios. 


VOX POPULI

Dilma e Aécio aparecem com os mesmos percentuais (52% a 48% de votos válidos e 46% a 43% dos votos totais) na pesquisa também divulgada nesta segunda pelo Vox Populi.

O instituto mediu o desempenho dos candidatos por região. Dilma vence no Norte, Centro-Oeste e Nordeste. No Nordeste, a presidenta tem seu melhor resultado, com 66% das intenções de voto, contra 26% de Aécio. No Centro-Oeste/Norte, o placar está em 50% para Dilma a 42% para o tucano.
O senador se sai melhor no Sul e no Sudeste. No Sudeste, que concentra os três maiores colégios eleitorais do país (SP, MG e RJ), Aécio tem 50% das intenções de voto e a presidenta aparece com 34%. Mas o melhor desempenho de Aécio é no Sul, onde ele tem 56% dos votos, contra 34% de Dilma.


Pesquisa aponta acirramento

Uma terceira pesquisa divulgada ontem, encomendada pela Confederação Nacional do Transporte (CNT) e executada pelo instituto MDA, aponta para um acirramento do cenário eleitoral. No levantamento, apenas um ponto percentual separa Dilma e Aécio.

A sondagem mostra Dilma ligeiramente à frente do senador, com 50,5% dos votos válidos. Aécio tem 49,5% da preferência dos eleitores, ficando tecnicamente empatado com a candidata.
Na intenção de votos que leva em conta os votos brancos, nulos e os eleitores indecisos, a petista tem 45,5% e o senador tucano aparece com 44,5%

O índice de rejeição dos candidatos também se aproxima. Entre os entrevistados, 40,7% afirmam que não votariam na presidenta de jeito nenhum.

Já em relação a Aécio, o índice dos que não votariam nele ficou em 41%, de acordo com o levantamento.
CNT/MDA


*Com informações do IG

Você pode gostar