Por bferreira

Rio - Às vésperas do pleito, a presidenta Dilma Rousseff escolheu ontem a Baixada Fluminense para pedir votos e tentar consolidar sua liderança no Estado do Rio. Ex-governador de Minas Gerais, o tucano Aécio Neves fez comício à noite em Belo Horizonte e conclamou os eleitores a vestir as cores da bandeira do Brasil no sábado, um dia antes da eleição, e a sair às ruas para pedir votos e convencer indecisos.

No Rio%2C Dilma defende ‘conquistas suadas’ e a ampliação das políticas de combate à violência contra a mulherMárcio Mercante / Agência O Dia

“Convido a todos para que neste sábado, em todas as ruas de Minas e do Brasil, vamos botar a sua camisa com as cores da bandeira, amarela, verde ou azul. Vamos convencer o indeciso, virar o voto contrário”, disse o tucano, no centro da capital mineira. Em discurso de sete minutos, ao lado da mãe, Inês Maria, Aécio pediu confiança dos eleitores e prometeu em troca “o maior governo da história desse país”. “Vamos dizer não à corrupção”, completou.

Rouca, Dilma fez discurso, no Centro de Duque de Caxias, focado nas mulheres da Baixada. Ela recebeu de um grupo de mulheres uma faixa com a inscrição de “Não à violência contra a mulher” e desfilou em carro aberto com o presente. “Tem uma outra coisa que eu quero assumir e aí é com as mulheres. Nós não vamos aceitar mais a violência contra a mulher. Essa faixa que hoje me passaram, essa é uma faixa tão importante quanto a faixa presidencial, porque ela afirma a luta contra a violência doméstica que vitima as mulheres. Posso dizer uma coisa para vocês, a presidenta da República é mulher e nós não vamos admitir que isso continue ocorrendo”, afirmou Dilma.

Em comício em Belo Horizonte%2C o Aécio Neves disse ser a “hora da verdade” na disputa presidencialEfe

Ao todo no Brasil, 52% do eleitorado são feminino e cerca de 6% ainda estão indecisos, segundo a última pesquisa Datafolha. Recepcionada pela bateria da escola de samba Grande Rio, a presidenta estava acompanhada de comitiva que incluía o senador Lindberg Farias (PT), o prefeito do Rio, Eduardo Paes (PMDB), o presidente da Assembleia Legislativa do Rio, Paulo Melo (PMDB), e dos deputados federais Benedita da Silva (PT) e Jandira Feghali (PCdoB). Além dos deputados estaduais Carlos Minc (PT) e Cidinha Campos (PDT).

A presidenta evitou falar ou fazer críticas ao adversário. Dilma ressaltou apenas que o “país não pode retroceder”. “Nós vamos mostrar que esse país não quer voltar para trás, que as conquistas que foram duras para garantir, que suamos para obter, não serão tiradas de nós. Não vai voltar o desemprego, os baixos salários, não vai voltar a importância só dos juros, a incapacidade de fazer educação para o povo brasileiro”, disse ela, em referência ao governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso.

Dilma também fez referência a um dos principais problemas da Baixada Fluminense: a falta de água. Ela prometeu que, se reeleita,acabar com o problema. “Quero dizer para cada morador e para cada moradora da Baixada que água aqui não vai faltar, nós vamos mudar essa realidade”, disse Dilma.

A visita durou cerca de uma hora e depois ela seguiu para um hotel no Rio onde descansa nos próximos dias para o debate de Rede Globo. Aécio Neves também fica no Rio a partir de hoje para se preparar para o debate.

Na TV, tucano rebate críticas e petista convoca militância

O tucano Aécio Neves usou o horário eleitoral gratuito na TV, ontem à noite, para dizer que é vítima de “atentados” à sua honra, família e biografia promovidos pela campanha da presidenta Dilma Rousseff. Ele aproveitou também para rebater as acusações de que acabará com os bancos públicos e com programas sociais. Aécio se defendeu ainda de insinuações sobre sua vida pessoal e das acusações de que é “agressivo” com mulheres. Na TV, o tucano mostrou depoimentos de Marina Silva e de Renata Campos, mulher de Eduardo Campos morto em acidente aéreo, em 13 de agosto.

A propaganda eleitoral de Dilma focou no envolvimento da militância nesta reta final. Foram exibidas imagens da presidenta em evento em Recife, na terça-feira, e em São Paulo, na segunda, em carreata em Itaquera e em encontro com artistas e intelectuais. O programa mostrou ainda a cantoria de artistas que apoiam o PT.

Você pode gostar