Por felipe.martins

São Paulo - Faltando três dias para o segundo turno, o Ibope divulgou nesta quinta-feira a nova pesquisa sobre a corrida presidencial. De acordo com o levantamento, a presidente e candidata à reeleição pelo PT, Dilma Rousseff, tem 54% dos votos válidos contra 46% de Aécio Neves, presidenciável do PSDB.

Em votos totais, que levam em conta os eleitores ainda indecisos e votos em branco e nulos, a petista tem 48% e o tucano marca 42%. É a primeira vez neste segundo turno que a presidenta aparece na liderança isolada no Ibope. 

'Dilma não é candidata de banqueiro, nem do FMI', diz Lula em São Gonçalo

Às vésperas do pleito, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou de ato de campanha pela candidata do PT à reeleição, Dilma Roussef, na manhã desta quinta-feira, em Alcântara, São Gonçalo. Lula caminhou pelo calçadão ao lado de membros do partido do município, do Rio e de Niterói. Em discurso ao fim do ato, o petista fez ataques às provocações tucanas e ainda lembrou a proximidade de seu aniversário (dia 27), quando completará 69 anos, pedindo a vitória de Dilma como presente.

"Eles (PSDB) não percebem que esse país mudou. O que ele (Aécio Neves, candidato do PSDB à presidência) retratou, companheiros, é aquilo que acontecia antes de terminar o Império, que só podia votar quem tinha uma determinada quantidade de dinheiro. É isso que incomoda essa elite. E foi por isso que o Aécio foi tão agressivo com a Dilma", declarou o ex-presidente, que arrematou; "Dilma não é candidata de banqueiro, nem do FMI, nem de especulador".

Lula percorreu o calçadão de Alcântara ao lado dos prefeitos do Rio%2C Eduardo Paes%2C e de Niterói%2C Rodrigo Neves%2C e da deputada Benedita da Silva Maíra Coelho / Agência O Dia

"Agora eles sabem que nós gostamos de andar de avião também. Eles acham que a gente está no tempo que o povo trabalhador ia no açougue para comprar dois pés de frango e carne de pescoço. A gente não quer mais pescoço nem pé. A gente quer respeito, quer coxa e carne de primeira qualidade"

Lula discursou acompanhado dos prefeitos Rodrigo Neves (PT), de Niterói, Eduardo Paes (PMDB), do Rio, do secretário estadual de Meio Ambiente, Carlos Minc (PT), e do senador petista Lindberg Farias. Durante o ato, o ex-presidente também citou o sucesso do programa Ciências Sem Fronteiras, criado pelo governo Dilma. "Foi a companheira Dilma que criou o Ciências Sem fronteiras que colocou 80 mil jovens, sendo a grande maioria de estudantes pobres, para estudar en Londres, nos Estados Unidos e na Espanha".


Datafolha também indica vantagem de Dilma

Também na pesquisa do instituto Datafolha, divulgada nesta quinta-feira, a candidata Dilma Rousseff (PT) é indicada no levantamento como à frente do adversário Aécio Neves (PSDB). A petista, segundo o instituto, teria 53% dos votos válidos e o tucano, 47%.

O resultado também tira Dilma da margem de erro e, oficialmente, põe a a candidata na frente do oponente. A realização do cálculo desses votos exclui votos brancos, nulos e de eleitores que se declaram indecisos.

A presidenta foi superior ao tucano também no percentual de eleitores que têm certeza do voto na petista. Ela aparece com 46%, enquanto Aécio tem 39%. O candidato do PSDB, no entanto, superou a petista na porcentagem daqueles eleitores que não votariam de jeito nenhum no tucano. Segundo o Datafolha, 41% não votariam de jeito nenhum em Aécio, enquanto 37% dos entrevistados disseram que não dariam voto para Dilma.

O Datafolha ouviu 9.910 eleitores em 399 municípios nos dia 22 e 23 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%. Isso significa que, se forem realizados 100 levantamentos, em 95 deles os resultados estariam dentro da margem de erro de dois pontos prevista. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número BR-01162/2014.

Você pode gostar