Por felipe.martins

Rio - Em entrevista coletiva na tarde desta sexta-feira, no hotel Sheraton, no Leblon, Zona Sul do Rio, o candidato à Presidência da República, Aécio Neves, garantiu que seu partido, o PSDB, vai entrar com pedido na Procuradoria Geral da República para investigação das denúncias contidas na revista Veja desta semana.  De acordo com a publicação, o doleiro Alberto Youssef, beneficiado pela delação premiada, confirmou em depoimento à Polícia Federal, que Lula e Dilma “sabiam de tudo”, em referência ao escândalo de corrupção na Petrobras. Os advogados de defesa de Youssef, entretanto, negaram, nesta manhã, que o doleiro tivesse dado tal declaração.

"Determinei que, hoje, o PSDB ingresse na Procuradoria Geral da República solicitando que essas investigações sejam aprofundadas em razão da sua gravidade, chamando atenção ainda para uma parte do depoimento que diz que um dos coordenadores da campanha do PT solicita que retorne ao Brasil 20 milhões de dólares para atual campanha eleitoral", disse Aécio Neves. "Se comprovado, é a confirmação de que houve operação de caixa dois na atual campanha do PT. É algo extremamente grave que precisa ser confirmado. Estaremos vigilantes acompanhando o desenrolar dessas investigações", completou o tucano.

Dilma diz na TV que reportagem de Veja é “terrorismo eleitoral”

Em seu último programa de TV, a presidenta Dilma Rousseff rebateu as acusações publicadas pela revista Veja nas quais ela e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva são acusados de saberem do esquema de corrupção instalado dentro da Petrobras.

“Não posso me calar frente a esse ato de terrorismo eleitoral articulado pela revista Veja e seus parceiros ocultos. Uma atitude que envergonha a imprensa e agride a nossa tradição democrática. Sem apresentar nenhuma prova concreta e mais uma vez baseando-se em supostas declarações de pessoas do submundo do crime, a revista tenta envolver a mim e ao presidente Lula nos episódios da Petrobras que estão sob investigação da justiça”, disse Dilma, no programa de TV gravado na manhã desta sexta-feira.

De acordo com a revista, ao ser perguntado sobre o nível de comprometimento de autoridades no esquema de corrupção na Petrobras, o doleiro informou que “o Planalto sabia de tudo”. O ser questionado quem do Planalto ele estava se referindo respondeu: “Lula e Dilma”, diz a reportagem.

A presidente classificou a reportagem como “terrorismo eleitoral” praticado pela revista e por “parceiros ocultos” do veículo de comunicação.

Dilma informou que processará a revista. “A justiça livre desse país seguramente vai condená-la por esse crime”, e ressalvou que esta atitude não representa desrespeito à liberdade de imprensa. “Sou uma defensora intransigente da liberdade de imprensa, mas a consciência livre da nação não pode aceitar que mais uma vez se divulgue falsas denúncias no meio de um processo eleitoral em que o que está em jogo é o futuro do Brasil”, disse Dilma.

A presidente ainda repetiu que deu todo respaldo à Polícia Federal e ao Ministério Público para que o suposto esquema de corrupção fosse investigado e apontou que a antecipação da edição teve objetivo de prejudicá-la na disputa.

“A revista comete esta barbaridade, esta infâmia contra mim e contra o presidente Lula sem apresentar a mínima prova. Isso é um absurdo, isso é um crime, é mais do que clara a intenção malévola da Veja de interferir de forma desonesta e desleal nos resultados das eleições. A começar pela antecipação da edição semanal para hoje, sexta-feira, quando normalmente chega às bancas no domingo”, disse a presidente.

A campanha da presidente Dilma Rousseff deve ingressar ainda nesta sexta-feira com um pedido de direito de resposta, contra a revista, no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Já o PT prepara duas ações, uma penal e outra cível, contra a revista, na qual pede indenização por danos morais em favor de Lula e Dilma.

*Com informações do IG



Você pode gostar