Por paulo.gomes

Rio - A pesquisa do Datafolha divulgada nesta sexta-feira para o segundo turno das eleições presidenciais aponta uma vantagem de 18 pontos para a candidata à reeleição Dilma Rousseff (PT) sobre o candidato Aécio Neves (PSDB). A petista aparece com 59% das intenções de votos, enquanto o tucano tem 41%.

O instituto de pesquisa ouviu 1.554 eleitores em 38 municípios nos últimos dois dias. Os eleitores que declararam que votarão nulo ou branco somam 8%. Já 5% não sabem em quem votar.

Em âmbito nacional, a pesquisa do Datafolha, divulgada na quinta-feira, Dilma também está na frente de Aécio. A petista, segundo o instituto, teria 53% dos votos válidos e o tucano, 47%. O resultado também tira Dilma da margem de erro e, oficialmente, põe a a candidata na frente do oponente. A realização do cálculo desses votos exclui votos brancos, nulos e de eleitores que se declaram indecisos.

A presidenta foi superior ao tucano também no percentual de eleitores que têm certeza do voto na petista. Ela aparece com 46%, enquanto Aécio tem 39%. O candidato do PSDB, no entanto, superou a petista na porcentagem daqueles eleitores que não votariam de jeito nenhum no tucano. Segundo o Datafolha, 41% não votariam de jeito nenhum em Aécio, enquanto 37% dos entrevistados disseram que não dariam voto para Dilma.

Você pode gostar