Por bferreira

Rio - O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB), às vésperas do pleito, decidiu partir para o ataque contra a candidata petista à reeleição ao Planalto, Dilma Rousseff. FHC disse que a presidenta “merece o Nobel de incompetência na economia” e que “Lula se transformou no arauto da tragédia”.

A crítica foi feita em entrevista à Rádio Jornal do Commercio, de Pernambuco, e é uma reação a recentes declarações de Dilma. Em carreata na Baixada, na segunda-feira, a petista afirmara que os tucanos ‘quebraram o país três vezes’.

“Ela merece o Nobel de tanta incompetência na economia. Quando deixei o governo, o ministro da Fazenda de Lula, Antônio Palocci, veio agradecer por tudo que meu governo fez”, disse FHC. “Hoje, o PT usa essa ideia de desconstrução do passado. Isso se tornou uma obsessão do PT. Existe uma má-fé impressionante da campanha de Dilma comigo. Fico triste de ver a Dilma repetir esse assunto”, completou.

O líder tucano sustentou que seu governo tirou o país da moratória e restabeleceu o fluxo financeiro internacional. “O Brasil pediu empréstimos ao Fundo Monetário Internacional (FMI) por duas vezes. Sendo que o segundo empréstimo foi para que o governo Lula, que ia assumir em 2003, pudesse começar em ordem, e em função da crise provocada pela possibilidade de eleição do próprio Lula”, lembrou. Nesta semana, Dilma afirmara que o PSDB se ajoelhara diante do FMI.

Fernando Henrique também não poupou o ex-presidente Lula, que tem feito duras críticas à sua gestão e ao candidato tucano, Aécio Neves. “Fico triste de ver como é que uma pessoa se transformou tanto. E se transformou no arauto da tragédia. O país está progredindo, não está andando para trás. Não precisava jogar pedra no passado”, reclamou o tucano, reconhecendo, no entanto, que o governo do PT ‘ajudou mais o Nordeste pela conjuntura favorável’, que permitiu ampliar os investimentos na região.

FHC negou que seu partido negligencie o Nordeste, como vem sendo repetido pela campanha petista. “O meu vice foi Marco Maciel (que é de Pernambuco). Não tem como dizer que temos preconceito com o Nordeste. É jogar parte do Brasil contra o Brasil”.

Em ato de campanha, em São Gonçalo, ontem pela manhã, Lula manteve o tom agressivo e, em discurso num carro de som, disse que FHC nunca investiu em educação ‘porque não queria que pobre estudasse’. O petista voltou a chamar Aécio de ‘filhinho de papai’ por ter chamado Dilma de leviana em debate na TV. “Será que, se o Aécio tivesse que enfrentar um homem, ele seria tão brabo assim?”, indagou Lula.

Você pode gostar