Por bferreira
Rio - O governo do estado conseguiu derrubar, no fim da noite desta quinta-feira, liminar que suspendia o amistoso entre Brasil e Inglaterra, marcado para às 16h de domingo, na reinauguração oficial do Maracanã.
Amistoso no Maracanã está garantidoDivulgação

No meio da tarde, a juíza Adriana Costa dos Santos, da 13ª Vara de Fazenda da Capital, atendeu a pedido do Ministério Público e determinou o cancelamento do jogo, considerando que o estádio não oferecia segurança ao público. A mesma juíza, que estava no Plantão Judiciário, revogou a decisão quando recebeu as garantias do governo do estado.

Mais cedo, ela exigiu laudos técnicos, como os de vistoria de Engenharia, de Prevenção e Combate a Incêndio, de Condições Sanitárias e de Higiene para comprovar que o estádio poderia receber um público de cerca de 70 mil pessoas na reabertura oficial.
Publicidade
O governo do estado assumiu o erro na demora na entrega dos laudos. “Todos os requisitos de segurança para o amistoso Brasil e Inglaterra foram cumpridos e, por uma falha burocrática, o laudo da PM que comprova o cumprimento das regras de segurança no Maracanã não havia sido entregue à Suderj”, reconheceu em comunicado.
A CBF informou que o departamento jurídico também enviou para a Justiça os laudos do Corpo de Bombeiros e da Polícia Militar.
Publicidade
O secretário estadual de Esporte e Lazer, André Lazaroni, estava confiante em derrubar a liminar ainda no início da noite. “Temos um laudo parcial do Gepe (Grupamento Especial de Policiamento nos Estádios) e entre hoje (quinta) e amanhã (sábado) está sendo feito o laudo para o amistoso. Já conversamos com o comandante do Gepe, que fará o laudo final agora liberando o estádio. O Maracanã está 100% pronto para receber o cidadão e para a Copa das Confederações”, disse Lazaroni à ‘Rádio Tupi’.
Se o jogo acontecesse sem laudos e descumprindo a determinação da Justiça, a CBF teria que pagar multa de R$ 1 milhão. A renda esperada é superior a R$ 10 milhões.
Publicidade