Canadá -O espanhol Rafael Nadal, quarto cabeça de chave, disputará a final do torneio de tênis de Montreal ao vencer em três sets o sérvio Novak Djokovic, primeiro favorito, por 6-4, 3-6 e 7-6 (2). A partida teve uma duração de duas horas e 29 minutos.
No primeiro set, Nadal se mostrou mais consistente com seu saque que Djokovic, pois embora o sérvio tenha conseguido quatro aces contra três do espanhol, este não cometeu duplas faltas, contra seis de seu rival.
No segundo, Djokovic só cometeu duas duplas faltas, frente a nenhuma de Nadal, que mantinha a regularidade neste aspecto, mas Djokovic exibiu seu potente primeiro serviço, com 15 winners contra nove de seu rival, e venceu a parcial em 6-3 com Nadal conseguindo quebrar uma só vez o serviço.
No set decisivo foi, paradoxalmente, o espanhol que aumentou a pressão com seu saque, conseguindo quatro aces contra dois de Djokovic, a quem superou também com 24 winners em seu primeiro serviço contra 17 do sérvio.
Da mesma forma que nos dois sets anteriores, Nadal não cometeu nenhuma dupla falta, enquanto seu adversário duas. O espanhol terá como rival o canadense Milos Raonic, 11º cabeça de chave, que venceu na semifinal seu compatriota Vasek Pospisil por 6-4, 1-6 e 7-6 (4).