Por fabio.klotz

Rio - Em evidência nos últimos meses, o Batalhão de Choque da PM foi elogiado por uns e criticado por outros devido a conduta durante as manifestações que tomaram a cidade do Rio de Janeiro. No mesmo estilo ame-o ou odeie-o, Juan Costa, instrutor de defesa pessoal da tropa, quer mostrar duas faces bem distintas no Shooto Bope 3, neste domingo, Dia do Soldado. O Blindado, como é chamado, ainda tem o apoio do ídolo Rodrigo Minotauro para conseguir sua terceira vitória no MMA. O evento, no QG dos Caveiras, começa às 20h e não é aberto ao público.

Juan Costa tem o apoio de MinotauroCarlos Moraes / Agência O Dia

Peso-leve de origem, Juan enfrenta o cubano radicado na argentina Guillermo Martinez pelos meio-médios (até 77 quilos). A intenção do militar é levar ao ringue o lado positivo da corporação, com sua técnica apurada e respeito às normas e aos cidadãos.

“A grande verdade é que infelizmente só sobressaíram os pontos negativos. O Batalhão de Choque é uma tropa qualificada para atuar em qualquer área de confronto. Mostrarei isso dentro do ringue outra vez”, frisou Juan.

No início de 2012, Juan Costa e Everton Rocha, ambos do Choque, aceitaram o convite dos irmãos Nogueira e se filiaram à tropa de Minota, ídolo e exemplo de vida. Não à toa, Juan, um faixa-preta de kickboxing, venceu por finalização suas duas lutas como profissional.

"Minotauro é uma lenda. Estar ao seu lado no treino, sendo comandado por ele, é uma honra. Para mim, a tropa é o espelho do guia. Ele é superação, garra, humildade e determinação”, apontou.

Mas o ídolo também é fã do trabalho dos pupilos. A vida dupla levada pelos atletas, da rua ao octógono, é motivo de orgulho para Minotauro.
“Fico muito honrado por ser uma inspiração para Juan. Ele e Everton também são grandes inspirações para mim pela profissão que eles têm. Ser policial nas ruas do Rio é uma batalha maior que qualquer luta de MMA. Os dois são exemplos de profissionais”, afirmou.

Disputa de cinturão até 77kg

O card da terceira edição do Shooto lutando pelo Bope ainda traz a disputa pelo cinturão até 77kg, entre Hernani Perpetuo x Tommy Depret. Outro representante do Choque, Everton Rocha mede forças com Walter Mazurkievicz, nos meio-pesados. Cristiano, do Bope, vai para cima de Bruno Batista (até 77kg), enquanto o companheiro de corporação Félix Mau Mau pega José Bernardo (até 84kg).

Você pode gostar