Por fabio.klotz

Rio - Rafaela Silva fez história no Maracanãzinho. A brasileira conquistou a medalha de ouro na categoria leve (até 57 kg) e se tornou a primeira judoca do país a subir no lugar mais alto do pódio em um Mundial de Judô. Ainda no tatame, choro para coroar a emoção e a festa completa no Rio.

Rafaela Silva vibra após garantir o ouroErnesto Carriço / Agência O Dia

"Este título é muito bom, pois quando perdi a Olimpíada eu estava em quarto no ranking e, infelizmente, perdi na segunda luta e fui muito criticada. Falaram até que o judô não era meu lugar e agora a dei a volta por cima no Mundial dentro da minha casa", disse Rafaela ao SporTV.

A brasileira bateu a americana Marti Malloy na final. A decisão começou favorável a Rafaela. A rival levou um shido (punição) logo no início. Depois, a brasileira conseguiu derrubar Mallory. Inicialmente, o golpe foi computado como wazari, mas a arbitragem reviu e anotou ippon (golpe máximo). Medalha de ouro. Histórica.

Rafaela ganha ouro no MundialErnesto Carriço / Agência O Dia

Rafaela mostrou desde o início do dia que estava preparada para fazer história. Na estreia, dominou o duelo com a americana Hana Carmichael e venceu por dois yukos. Depois, perdia até 15 segundos para o fim da luta quando aplicou um wazari sobre a romena Loredana Ohai e avançou para as quartas de final. Nesta fase, aplicou um ippon sobre Nora Gjakova e se garantiu na semifinal.

Na semi, Rafaela teve pela frente a número um do mundo: a francesa Automne Pavia. A brasileira venceu por um wazari e carimbou a vaga para a decisão.

Você pode gostar