Rio - Se o histórico na Copa do Brasil for um fator de peso na competição, cinco equipes têm uma arma a mais na disputa das quartas de finais do torneio. Os treinadores de Flamengo (Mano Menezes), Vasco (Dorival Júnior), Corinthians (Tite), Atlético-PR (Vagner Mancini) e Grêmio (Renato Gaúcho) conhecem o caminho das pedras para ser campeão. E, se um deles chegar à final, a torcida será para decidir a Copa do Brasil fora de casa, pois todos conquistaram a competição fora de seus domínios.
Entre o grupo que não conquistou a competição nacional, Dunga, do Internacional, estreia na competição. Enderson Moreira, do Goiás, e Oswaldo de Oliveira, do Botafogo, são outros dois técnicos que buscam o título inédito. Oswaldo foi quem chegou mais perto. Em 2006, à época pelo Fluminense, ele foi eliminado pelo Vasco na semifinal.
Experiência no banco
Saber como jogar o mata-mata é uma arma a mais na Copa do Brasil. A experiência pode fazer a diferença. E conhecer o caminho até o título é algo em comum para Mano, Tite, Dorival, Renato Gaúcho e Vagner Mancini.
Em 2001, Tite não vivia todo glamour e toda glória de campeão mundial pelo Corinthians que o rodeia atualmente. O treinador tinha o rótulo de apenas ter bons trabalhos por equipes gaúchas e confirmou ainda mais isso naquela época. Em um Morumbi tomado de corintianos, o técnico liderou o Grêmio em incontestáveis 3 a 1 sobre o Timão de Vanderlei Luxemburgo. Essa foi a última das quatro conquistas do torneio do Imortal.
Após o Santo André surpreender o futebol brasileiro ao conquistar a Copa do Brasil sobre o Flamengo em pleno Maracanã em 2004, o Paulista surpreendeu no ano seguinte. Sob a batuta de Vagner Mancini, atual treinador do Atlético Paranaense, o clube paulista protagonizou mais uma zebra e venceu o Fluminense na decisão.
O sempre irreverente Renato Gaúcho conquistou uma marca importante comandando o Tricolor das Laranjeiras. Em 2007, o técnico conquistou pelo Flu o título da Copa do Brasil segurando o 1 a 1 contra o Figueirense no Orlando Scarpelli. Além da primeira taça como técnico, Renato ajudou o Fluzão a sair de uma fila de 23 anos sem conquistas nacionais.
Peça importante na reconstrução do Corinthians após o rebaixamento em 2007, Mano Menezes, agora comandante do Flamengo, montou uma equipe competitiva suficientemente para conquistar a Copa do Brasil de 2009 sem sustos. A superioridade alvinegra foi tanta que na partida decisiva o Timão bateu o Internacional por 2 a 0 no Beira-Rio.
O último e não menos importante da lista dos treinadores que já conquistaram a Copa do Brasil é Dorival Júnior. O comandante da nova versão dos Meninos da Vila, com Robinho, Neymar e Paulo Henrique Ganso como principais destaques, levou o Santos à uma conquista inédita e com a marca de melhor ataque da história da competição, com 43 gols anotados.
Busca pelo primeiro título
Dos técnicos que levaram seus times para as quartas de final da Copa do Brasil, três buscam o seu primeiro título da competição nacional.
Oswaldo de Oliveira, atualmente à frente do Botafogo, esteve próximo de conquistar a Copa do Brasil. Em 2006, quando estava no Fluminense, ele viu sua equipe ser eliminada pelo Vasco na semifinal do torneio. Mais à frente, o Gigante da Colina cairia no confronto com o Flamengo, marcado como a primeira final entre times do mesmo estado no torneio nacional.
Dunga e Enderson Moreira são praticamente extremos. O primeiro está em seu primeiro trabalho após a turbulenta passagem pela seleção brasileira de 2006 até 2010 (foi demitido após a eliminação para a Holanda na última Copa do Mundo). O outro busca seu espaço no cenário do futebol brasileiro depois de trabalhar por pouco tempo no Ipatinga e no Fluminense. Enderson aposta na boa fase do atacante rechonchudo Walter para surpreender.
Os confrontos nas quartas de final da Copa do Brasil
Botafogo x Flamengo
Vasco x Goiás
Corinthians x Grêmio
Atlético-PR x Internacional