Rio - O brasileiro Eduardo Santos está eliminado do Mundial de Judô na categoria médio (até 90kg). Ele foi derrotado logo na luta de estreia, nesta sexta-feira, no Maracanãzinho. O carrasco foi o sueco Joakim Dvarby, que venceu por ippon após finalizar Eduardo.
"Ele me surpreendeu ali. Optamos por fazer uma luta tática. Não era para me expor, ele era muito forte nas reversões. Eu escolhi dosar um pouco, no fim, cansei. Eu não deveria ter andado para trás. Ele acabou me surpreendendo e me pegando do outro lado", justitifou Eduardo em entrevista ao SporTV.
A luta foi equilibrada a maior parte do tempo. Os judocas disputavam a pegada. O resultado era um combate truncado. O sueco levou uma punição logo no início. Depois, Eduardo também ganhou um shido. Na reta final do duelo, Dvarby aplicou um golpe e conseguiu um wazari. O rival ainda conseguiu imobilizar o brasileiro, aumentando a pontução para ippon e vencendo.
Eduardo Santos substituiu Tiago Camilo, que foi cortado do Mundial por ter luxado o ombro em treino visando à competição.