Rio - A precoce eliminação na Copa América de Basquete ainda repercute com intensidade entre os principais nomes do esporte nacional. Fora do torneio após serem derrotados pela Jamaica, por 76 a 74, o Brasil decepcionou no torneio e ainda provocou a revolta do eterno ídolo Oscar Schmidt, que fez duras críticas e pediu mudanças imediatas na Seleção.
Em conversa com O DIA, o Mão Santa deixou clara sua indignação com o fracasso brasileiro e não hesitou ao pedir a saída do técnico argentino Ruben Magnano do comando da equipe. O pedido de Oscar é pela entrada de Cláudio Mortari, atual treinador do Esporte Clube Pinheiros, de São Paulo.
"Fora Magnano! Fora Magnano e Mortari já! Colocando o Mortari as coisas vão se resolver na hora. Só assim para tudo se acertar e a minha semana voltar a ficar boa", disse Oscar.
Ao enumerar culpados pelo fracasso brasileiro no torneio, como sempre, Oscar não se intimidou. Segundo o ex-jogador, apenas os jogadores presentes no torneio continental não têm culpa pelo baixo rendimento e a precoce eliminação na competição, fato inédito na história da seleção brasileira.
"O Magnano tem culpa, o Sr. Carlinhos (Carlos Nunes, presidente da CBB), a Eletrobras (patrocinadora) e os jogadores que não foram também. Só quem não tem culpa foi quem jogou. Os atletas que estiveram ali ficaram sem confiança graças a isso tudo. Os atletas que não foram para o torneio inventaram diversas desculpas para não estar ali, inclusive o Fab Melo, que ainda está na sua primeira temporada na NBA", acrescentou.
'O basquete brasileiro parou no tempo', diz Oscar
Claramente indignado com a eliminação, Oscar parece não acreditar no atual momento do basquete nacional. Questionado se o baixo rendimento da Seleção nos últimos campeonatos pode vir a caracterizar o momento como o mais crítico da história, o Mão Santa não titubeou. Para a lenda do esporte, a estrutura oferecida dá todas as condições para um bom trabalho, fato que não vem sendo constatado pelo ídolo brasileiro.
"Com certeza estamos assim (no fundo do poço), não tenho dúvidas. Paramos no tempo e isso foi um fracasso. Não nos falta estrutura, as condições estão muito boas. Temos até a Liga Independente para fornecer mais atletas. Se o Magnano, com o 'pedrigree' que tem, com a moral que tem, chegou aqui e classificou o Brasil para as Olimpíadas e, no Pan e na Copa América, foi esse desastre, não tem como tirar toda a parcela de culpa dele", finalizou.
Agora, com a eliminação na Copa América, a seleção brasileira aguarda por um convite para que possa disputar o Campeonato Mundial. Sobre a situação, Oscar também não poupou críticas: "Não tenho dúvidas que isso é uma grande vergonha para a nossa Seleção".