Espanha - No confronto que marcava o encontro entre tetracampeões da Liga dos Campeões, o Barcelona não deu a mínima chance para o Ajax! Com mais uma atuação impecável de Messi, que marcou três gols na partida, o clube catalão venceu os holandeses pelo placar de 4 a 0 no Camp Nou, Piqué completou para os espanhóis.
Com a goleada, o clube catalão chega à primeira colocação no grupo H, com três pontos, e seu próximo compromisso, será contra o Celtic, fora de casa. Já os holandeses seguram a lanterna da chave, com nenhum ponto conquistado, e na próxima rodada enfrentam o todo poderoso Milan, na Amsterdã Arena.
O jogo
O Barcelona começou a partida no estilo que consagrou a geração treinada por Pep Guardiola: Posse de bola em mais 60% e pressão na transição do ataque para a defesa do adversário. Com um time holandês acuado em seu campo defensivo, o primeiro gol os catalães não demorou a sair, e foi em grande estilo. Aos 20 minutos, Messi caprichou na cobrança de falta, tirando da barreira, e a bola acertou a trave direita de Vermeer antes de morrer no fundo da rede. Tranquilo na partida e sem muita pressa para tentar matar o jogo logo no primeiro tempo, o Barça apenas tocadava a bola colocando o time holandês na roda. Com 33,Neymar usou a velocidade e, da entrada da área, usou o pé direito para finalizar rasteiro. O goleiro do time holandês fez a defesa.
O Ajax tentava chegar à grande área do time azul-grená em oportunidades esporádicas, e em uma delas quase empatou. Aos 38, Duarte recebeu na entrada da área e finalizou de primeira, com muita força. Valdés foi obrigado a mostrar serviço e fazer grande defesa. Antes do final do primeiro tempo, o Barça chegou mais uma vez com perigo. Com 43, Neymar inicou a jogada no campo de defesa e abriu na direita para Iniesta, que foi até a linha de fundo e cruzou. A bola voltou ao camisa 11 na área e, após dominar no peito, ele chutou de esquerda. A bola foi sobre o gol.
Afim de não dar bola para o azar, o clube catalão iniciou a segunda etapa disposto à liquidar a fatura, e quase conseguiu em grande chance. Com quatro minutos, defesa do Ajax apareceu para cortar na pequena área o cruzamento de Daniel Alves. Neymar aparecia para finalizar livre. Mas como a noite era do melhor do mundo, ele foi à rede mais uma vez. Aos nove, Busquets levou a bola pelo campo de ataque e abriu na área para o argentino. Messi teve a tranquilidade necessária para tirar da defesa e dar um toque mortal para vencer o goleiro do Ajax.
Praticamente fechando o caixão holandês, Neymar foi decisivo em mais um gol do time espanhol servindo de garçom. O brasileiro recebeu de Iniesta e cruzou na medida para Piqué, que ganhou no alto da defesa holandesa para ampliar a diferença. Coroando a grande atuação de Lionel Messi, um Hat-tick! O Argentino recebeu na meia-lua, tirou da defesa e colocou no canto para marcar seu terceiro gol no jogo. Comprovando a atuação inapelável do Barça, Valdéz não deu chance para o Ajax fazer seu gol de honra. Aos 31, Sigthórsson cobrou pênalti no canto direito da meta catalã, e o goleiro espanhol foi bem e fez a defesa. Após mais um show do melhor do mundo, os torcedores do Barcelona só esperaram o apito do juiz para comemorar mais vitória do azul-grená.