Espanha - O atacante Diego Costa, do Atlético de Madrid, comunicou ao técnico Vicente del Bosque em conversa telefônica nesta quinta-feira que deseja defender a seleção espanhola; sua convocação, no entanto, só acontecerá em caso de autorização da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Mesmo com o aval do artilheiro do Campeonato Espanhol, o comandante campeão mundial e europeu não incluirá amanhã o nome de Diego na lista de relacionados para os jogos contra Belarus e Geórgia, pelas Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2014.
Em resposta aos questionamentos da federação espanhola, Fifa afirmou que "em regra geral, é de responsabilidade da associação que quer convocar um jogador, examinar se o jogador em questão é elegível ou não". De acordo com o comunicado da entidade que gere o futebol mundial, Diego só terá a nacionalidade espanhola se nunca tiver disputado partida oficial por outra seleção.
Ainda segundo Fifa, a CBF precisa emitir um comunicado afirmando que o atleta não atuou oficial em nenhuma categoria. A federação espanhola enviou um comunicado à entidade brasileira solicitando as informações. Só em caso de resposta positiva Diego Costa poderá ser convocado. Depois disso, segundo comunicado emitido pela Fifa, o caso será analisado por uma comissão, que indicará definitivamente se o atacante do Atlético de Madrid disputou algum jogo oficial pela seleção espanhola.
Nesta quinta-feira, o jogador conversou por telefone com Del Bosque para confirmar sua intenção de defender a seleção espanhola. Diego Costa, porém, já vestiu a camisa do Brasil em amistosos contra Itália e Rússia, em março.