Rio - “Por um futebol melhor, para quem joga, para quem torce, para quem transmite, para quem patrocina. Por um futebol melhor para todos.” Esta é uma das mensagens no ofício enviado à CBF pelo movimento batizado Bom Senso F. C.. A intenção é cobrar uma reunião com a entidade para tentar melhorar aspectos que, segundo os integrantes do movimento, são fundamentais para a melhoria no futebol no país.
Iniciado após a divulgação do calendário de 2014 pela CBF, o Bom Senso F. C. recolheu mais de 300 assinaturas entre os principais atletas dos maiores clubes brasileiros, segunda-feira, em São Paulo. Nomes como Rogério Ceni (São Paulo), Paulo André (Corinthians), Dida (Grêmio), Alex (Coritiba), Juan (Inter) e Gilberto Silva (Atlético-MG), entre outros, o grupo reúne 20 nomes, propuseram a discussão de cinco pontos fundamentais.
Um deles é o calendário do futebol nacional. Outro, as férias dos atletas, bem como o período adequado de pré-temporada. O fair-play financeiro (trata da questão de dívidas dos clubes para com os atletas) e a participação nos conselhos técnicos das entidades que regem o futebol também estão na pauta.
Fato é que, antes mesmo da reunião, o Bom Senso F. C. já teve uma vitória. Conseguiu que as federações fossem liberadas para dar início aos estaduais de 2014 em 19 de janeiro e não no dia 12, como determinava a CBF.