Por pedro.logato

Rio - Um mergulho na história de um dos mais famosos estádios do mundo. Essa é a proposta do ‘Tour Maracanã’. A partir desta terça, será possível conhecer as dependências do mítico estádio em visitas guiadas de uma hora. Para proporcionar uma experiência inesquecível aos fãs do futebol, o passeio resgatará fatos e curiosidades.

Maracanã poderá ser visitado em dias sem partidasCarlos Moraes / Agência O Dia

O tour tem início no hall de entrada, onde estão expostas peças do acervo guardadas desde o fechamento do estádio para a reforma. Entre elas, a estátua de Zico, a marca dos pés de Garrincha e a rede e a bola do milésimo gol de Pelé.

Os visitantes poderão conhecer as tribunas de imprensa e de honra, os camarotes e os setores destinados aos torcedores. Além disso, terão a chance de fazer o mesmo trajeto dos jogadores para entrar em campo, passando pelo vestiário, onde assistirão a vídeos com depoimentos de grandes nomes do futebol brasileiro, e pela sala de aquecimento. Em seguida, passarão pelo túnel dos atletas e, finalmente, entrarão no gramado. A última parada é no auditório, onde será possível tirar fotos nas mesas em que acontecem as coletivas.

“Desde a Copa do Mundo de 1950 até os últimos jogos do Campeonato Brasileir<MC0>o, o visitante vai sentir a verdadeira emoção do Maracanã</MC><MC0>”, disse o historiador Bruno Lucena.

Horários e preços

As visitas serão feitas diariamente, das 9h às 16h. <MC0>Em dias de jogos, o passeio se encerra quatro horas antes. O ingresso custa R$ 30 e pode ser comprado pela internet (www.maracana.com) ou na bilheteria do estádio, no portão A (8h30 às 16h30). Crianças de até cinco anos não pagam. Estudantes, crianças de 6 a 10 anos e idosos acima de 60 anos pagam meia (R$ 15).

Você pode gostar