Alemanha - Perto de se tornar tetracampeão mundial de Fórmula 1, o alemão Sebastian Vettel vem dominando a categoria de uma forma impressionante. Mas poucos não imaginam que o piloto da Red Bull já sentiu muito medo ao guiar um F1. Isso aconteceu quando ele realizou testes pela equipe Williams, em 2005, quando tinha apenas 18 anos.
"Na primeira vez em que pilotei um carro, Mark Webber entrou na pista de manhã e eu durante a tarde. Eu me borrei nas primeiras voltas e pensei: ‘bem, isso é para homens de verdade, não para mim’. Então, eu me acostumei com isso e, obviamente, queria continuar", afirmou o tricampeão em declaração ao site ESPN F1.
Embora tenha realizado o teste pela Williams, o alemão fechou contrato com a equipe suíça Sauber para a temporada seguinte, quando foi o terceiro piloto. Em 2007, pontuou logo em sua primeira corrida como titular, chegando na oitava colocação no Grande Prêmio dos Estados Unidos. Na sequência da temporada, foi contratado pela Toro Rosso, onde conquistou sua primeira vitória e permaneceu até assumir o cockpit da Red Bull, em 2009.
Vettel é o tricampeão (2010, 2011 e 2012) mais jovem da história e está próximo de garantir o tetracampeonato. Líder do Mundial de Pilotos com 297 pontos, o alemão tem 90 pontos de vantagem em relação ao segundo colocado, o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. Ele precisa ser apenas o quinto colocado no Grande Prêmio da Índia para levantar o troféu.
"Nada mudou na maneira em que eu ainda amo pilotar. Adoro desafios e fico nervoso quando acordo em um domingo de manhã, fico animado no grid e ansioso para a corrida. É necessário que você se permita apreciar o momento", encerrou Vettel, que soma 35 vitórias, 58 pódios e 42 pole positions na Fórmula 1.