Por pedro.logato

Rio - O Flamengo subiu na hora exata. Quando muitos já estavam desgastados e em queda, o time se oxigenou com a simplicidade de Jayme de Almeida e o grupo, que não é tão ruim como muitos pensavam, se tranquilizou, atingiu motivação máxima e está fazendo partidas excelentes na Copa do Brasil.

Não é coincidência que tenha eliminado o líder absoluto do Brasileiro e, depois, dado um banho em um Botafogo que parecia mais certinho. Jogou com calma e maturidade em Goiânia, conseguiu uma grande vitória marcando dois gols fora e está praticamente classificado. Só mesmo uma monumental zebra para perder por dois gols de diferença diante do sofrível Goiás em um Maracanã lotado.

Chicão deu vitória ao Fla em CampinasDivulgação

Felipe não fará falta por causa de Paulo Victor e o quinteto formado por Léo Moura, Chicão, Elias, Paulinho e Hernane resolve a questão. Projetando para a final, o Flamengo tem melhores condições do que Grêmio ou Atlético-PR. Se jogar a sério, mais um título e volta à Libertadores.

NOVO ESCÂNDALO

O Maracanã é novo, o consórcio também mas, infelizmente, os escândalos persistem, como uma rotina maldita. O que fizeram com as cadeiras cativas — quase 5 mil — não foi somente uma lambança provocada pela incompetência e por desrespeito a direitos adquiridos. Foi também corrupção e apropriação indébita para venda jogo a jogo, um assalto ao patrimônio alheio. Se não houver investigação séria e culpados não responderem na Justiça, melhor fechar pra balanço.

TORCIDA MARGINAL

Há uma pequena parte da torcida do Vasco que se comporta de forma marginal, participando de brigas de grande vulto com rivais, invadindo treinos, ameaçando profissionais e obrigando até a alguns deles, como Fágner, a se refugiarem em casa, mal saindo às ruas por medo de agressão. Esse tipo de gente não gosta de futebol, mas de tumulto e das vantagens que uma organizada pode trazer por temor e beneplácito dos cartolas. Deveriam ser isolados e impedidos de entrar nos estádios.

RETROCESSO

Nem sempre resgatar um jogador esquecido, que já foi útil à Seleção, é má ideia. Mas, nesse caso de Robinho , dificilmente Felipão vai acertar, ao contrário, por exemplo, de Júlio César. Felipão tem bom faro mas ocorre que, em nenhuma passagem anterior pela Seleção, Robinho acertou e, pior, nem em clubes parou de se enrolar no seu estilo individualista, de pouca objetividade. A lógica o condena, ainda mais agora. Se Felipão tirar leite de pedra com ele, fará um milagre.

PODER E VIOLÊNCIA

Dois Filmes em cartaz tratam de figuras que circundam o poder e, às vezes, têm uma força insuspeitada. Entra em cartaz hoje ‘O mordomo da Casa Branca’, uma espécie de saga dos direitos civis na América pelos olhos de um mordomo de sete presidentes. Forrest Whitaker é um grande ator e Oprah Winfrey não deixa de ser uma atração. E continua ‘O Conselheiro do crime’, interessante estudo sobre a violência dos cartéis de drogas, contrapondo sexo, morte e poder.

CURTINHAS

Adilson Batista faz a sua estreia amanhã em Macaé e não terá tempo para vacilos. Se o Vasco não faturar o Coritiba, um abraço. Pelo que ele viu, só mesmo na base do empenho e do grito porque melhoria técnica com esse time a curto prazo, nem com milagre.

O novo Maracanã tem bela média de gols — 2,8 em um total de 104 — em 37 partidas. O Fla de Hernane e o Botafogo são os times que mais marcaram (25 cada) e os maiores públicos pertencem aos rubro-negros, que são também os mais bem-sucedidos, com oito vitórias em 12 jogos.

O Atlético-PR deu um grande passo para ir à final da Copa do Brasil com a vitória sobre o Grêmio. Em casa, o time do Paraná tem um retrospecto fabuloso e se beneficiou pela timidez ofensiva do Grêmio. No segundo jogo, Renato não conseguirá nada se insistir com a sua retranca.

Você pode gostar