Por rafael.arantes

Santa Catarina - Uma era de ouro. Um clube do Oeste de Santa Catarina vem ganhando cada vez mais espaço no cenário do futebol nacional. Em constante crescente nas últimas temporadas, a Chapecoense voltou a se destacar e garantiu seu acesso para a Primeira Divisão do Campeonato Brasileiro de 2014, após começar uma verdadeira maratona de evolução em 2009. A receita foi comprometimento e pés no chão.

Chapecoense garante lugar na primeira divisão do Campeonato BrasileiroArte%3A O Dia Online

A Chapecoense tem apenas 40 anos e os últimos cinco ficarão marcados para sempre na história do clube. Em 2009, ao disputar a Série D do Brasileirão, a equipe garantiu seu lugar na Série C. Por lá permaneceu por três anos. Em 2012, a história foi outra e o clube garantiu um lugar na Série B do Campeonato Brasileiro deste ano e transformou 2013 em um verdadeiramente ano marcante, surpreendendo a todos ao garantir antecipadamente sua vaga na elite do futebol nacional em 2014. O fato confirma o sucesso do planejamento da diretoria do Verdão do Oeste.

"Olha, o segredo eu não posso contar (risos). Foi trabalhando que conseguimos os resultados dentro de campo e temos de continuar assim. Não vamos prometer nada fora da nossa realidade e vamos continuar com o mesmo comprometimento que tem feito a gente conseguir essa nossa grande evolução", afirmou o presidente Sandro Pallaoro.

Já de olho em 2014, o presidente não esconde a necessidade do clube em preparar um planejamento específico para a próxima temporada. Com o objetivo de manter a comissão técnica e grande parte do elenco atual, Sandro também prega a necessidade da Chapecoense em não exagerar nas promessas para sua torcida.

"Vamos sentar para resolver muitas coisas sobre nossa equipe, nossa comissão... Vamos procurar manter uma boa base, queremos continuar com pelo menos 60% do nosso grupo. Vamos trabalhar sempre com os pés no chão, sempre dentro da nossa realidade. Não podemos extrapolar com nada, principalmente em termos de salários, tanto para nossa comissão técnica, como para os jogadores. Vamos aproveitar para continuar contando com nossos patrocinadores e nossos sócios, esse conjunto contribui muito na nossa rotina", revelou.

Jogadores comemoraram acesso à Série A com festa no estádio da ChapecoenseAguante Comunicação / Divulgação

TREINADOR ANALISA TEMPORADA: 'CONQUISTA MERECIDA'

Gilmar Dal Pozzo chegou à Chapecoense ainda na caminhada por um lugar na Série B. Contratado em setembro de 2012, o treinador teve a missão de levar o Verdão do Oeste a um espaço na divisão de acesso à elite do futebol nacional e conseguiu. Neste ano, o bom início de temporada foi visto como primordial para o embalo ainda maior da equipe catarinense.

"Depois da última temporada fizemos um grande planejamento e mantivemos nossa comissão e quase 90% dos nossos atletas. Este foi o grande segredo do nosso sucesso este ano. Fomos campeões do primeiro turno do Estadual e vice na classificação geral. Começamos a Série B com uma boa base, bem esquematizados e isso nos fez dar uma ótima largada. No meio da competição conseguimos nosso primeiro objetivo, que era de nos manter na Série B e, em seguida, passamos a acreditar e confiar que poderíamos garantir o acesso para a Primeira Divisão", disse Gilmar, que revelou ter tido a certeza do acesso à elite numa partida em especial.

"A vitória sobre o Avaí (por 2 a 1 na 29ª rodada) me fez ter a convicção de que iríamos subir. Era um confronto direto, fora de casa, e que valia muito para a gente. Ganhar do Avaí na Ressacada não é fácil e ali eu tive a certeza de que iríamos conseguir. Demorou um pouquinho, mas conseguimos merecidamente. Do início ao fim no G-4", acrescentou.

Gilmar dal Pozzo comandou a Chapecoense na trajetória exemplar na Série BAguante Comunicação / Divulgação

Também com o pensamento voltado para a próxima temporada, o treinador reforçou as ideias do presidente e também revelou o desejo de permanecer no clube de Santa Catarina, mas ressaltou a necessidade da criação de um novo planejamento. Segundo Gilmar, a falta de estrutura do clube faz com que a diretoria precise sentar e conversar sobre os planos e expectativas para o ano que vem, admitindo que a parte dedicada ao seu acerto com a Chapecoense possa ficar em segundo plano.

"Existe o interesse da diretoria e também o meu em permanecer e estamos com diversas reuniões para resolver isso. Mas antes temos de nos estruturar, preparar todo um planejamento. Não temos centro de treinamento, nem sala de musculação. Sabemos que precisamos sentar e resolver muitas coisas, assim como sempre fazemos. Não faltará esforços do clube para que seja feita a melhor preparação possível. Aqui o técnico tem de ser um gestor esportivo também e, por isso, vamos sempre manter a calma para pensar tudo. Queremos manter pelo menos de 50% a 60% de nossos jogadores e também pensar em reforços. O nosso comprometimento fez, faz e fará a diferença. Nem mesmo as nossas limitações nos impedem de algo", analisou.

VETERANO, GOLEIRO REVELA SENSAÇÃO: 'É COMO UM SONHO'

O goleiro Nivaldo faz parte da história da Chapecoense. Ele está no clube há sete anos e vivenciou toda a caminhada rumo à elite. Uma das maiores referências da torcida alviverde, ela exalta o momento e admite que não imaginava tal façanha.

"É um misto de tudo. Quando eu vim para cá as coisas eram muito mais difíceis. Eu não imaginava que isso tudo aconteceria, eu pensava que jogaria mais um ou dois anos e pararia, agora estou aqui. É como um sonho, tivemos um caminho muito longo e agora estamos garantidos na Série A. É gratificante saber que fiz parte disso, de toda essa trajetória", disse o goleiro, que ainda não sabe se permanecerá na equipe em 2014:

"Como eu disse, eu não imaginava mesmo. Ainda não sei se vou estar aqui ano que vem. Tenho contrato até o fim do campeonato e só depois vamos sentar para ver qual o interesse da diretoria. Mas é claro que o desejo é de continuar aqui, de poder defender o clube entre as 20 melhores equipes do país", comentou.

Veterano da equipe%2C goleiro Nivaldo festeja acesso da equipe%3A 'É como um sonho'Aguante Comunicação / Divulgação

Sobre mais uma grande temporada da Chapecoense, Nivaldo demonstra uma sensação de sonho realizado. A surpreendente campanha da equipe, que sempre figurou no G-4, é vista como um marco para o clube e sua torcida.

"Fizemos uma campanha que ninguém esperava, nem mesmo os próprios torcedores. Muitos diziam que éramos os cavalos paraguaios do campeonato e provamos o contrário. Conseguimos nos manter entre os quatro primeiros até o fim e hoje é um momento mais que especial para todos. Aqui em Chapecó podemos ver que todos na cidade estão respirando futebol. É uma alegria geral, um orgulho incrível", concluiu.

Na Série B, a Chapecoense quebrou recordes. A equipe de Santa Catarina ficou toda a competição dentro do G-4 da tabela, sendo 12 rodadas na primeira colocação. Além disso, o Verdão do Oeste também contou com o desempenho de primeira do atacante Bruno Rangel, que restando ainda duas rodadas para o fim do torneio tem 29 gols marcados e já se tornou o maior artilheiro da história da Série B. O sonho alviverde virou realidade e o povo de Chapecó já projeta fortes emoções de 2014.

Chapecoense fez a festa no acesso à Primeira DivisãoAguante Comunicação / Divulgação


Você pode gostar