Por rafael.arantes

Rio - O que adianta seguir rigorosamente a letra fria das leis, principalmente quando elas ficam completamente defasadas, e se, em última análise, a justiça não é feita? Para que existe julgamento, muitas vezes com júri popular, se não para se chegar a um equilíbrio entre o legítimo e o legal? Se fosse apenas o caso de se distribuir punições lendo os códigos não se precisaria de jurados ou muito menos de juiz. A lei existe para ser interpretada dentro de cada contexto e o objetivo sagrado é fazer justiça.

Após rebaixamento, Fluminense pode ficar na Série AAndré Mourão / Agência O Dia

No caso de Heverton, houve incompetência da Portuguesa mas também a permanência de uma legislação idiota. Por quê não optar por altas multas pecuniárias e jogar a perda de pontos para o futuro? Não se pode beneficiar uma outra entidade que não teve nada a ver com o caso e mudar tudo o que houve em campo. Isso afeta a verdade do futebol, da justiça esportiva e joga nas sombras a credibilidade. É preciso que o STJD, nesta segunda, pense em manter a dignidade e não esqueça da importância fundamental da justiça, para não prejudicar todos os torcedores e os jogadores que obtiveram a legítima classificação dentro de campo.

TRISTE MARCA
Publicidade
Se o Fluminense, mais uma vez, escapar, por um contexto circunstancial, de disputar a Série B não há dúvida de que o clube ficará marcado, como teme o presidente Siemsen. Talvez por coincidência ou por força política, o Fluminense, desde os tempos de José Carlos Vilela, tem sido o rei do tapetão, às vezes até por justiça. Mas será muito mais saudável e tranquilo se o clube disputar a Série B em 2014. Mesmo que seja uma instituição claramente mais forte e tradicional que a Portuguesa. Mas essa é outra história.
OS CHINESES
Publicidade
Os chineses do Guangzhou são uma atração à parte no Mundial de Clubes. A presença de Conca, Elkeson e Muriqui dá um toque de habilidade e talento brasileiro a um futebol que tenta subir de patamar no mundo. Talvez não seja ainda a hora mas o time já obteve boa vitória sobre o Al- Ahly e não deverá ser moleza total para o Bayern. Aliás, tudo vai depender dos alemães. Se vierem com disposição máxima, chegarão à final e até com vantagem sobre o provável adversário, o Atlético-MG.
ALERTA
Publicidade
O pessoal do Galo comemorou a eliminação do Monterey, mas convém permanecer atento, porque o Raja Casablanca é um time perigoso. Além do apoio de uma torcida entusiasmada, tem velocidade, excelente entrosamento e joga com muita determinação. O Atlético-MG é superior e favorito mas não terá mais facilidade por ter escapado dos mexicanos que não vivem o seu melhor momento no futebol. É preciso muito cuidado na defesa e um bom esquema para não ceder espaços para os contra-ataques.
E AGORA?
Publicidade
Nessa questão da impunidade, as coisas só irão melhorar a partir do momento em que, além de identificados, os torcedores forem julgados e receberem uma sentença da Justiça, não com as cestas básicas que não levam a nada mas com cadeia mesmo. Quando o público, assim como no mensalão, sentir que há um mínimo de punição e, por extensão, os clubes provarem que não mais subsidiam as organizadas, aí tudo começa a melhorar... Até lá, há um longo caminho. Alguém acredita?
Você pode gostar