Por bernardo.argento
São Paulo - A novela sobre o rebaixamento da Portuguesa via Superior Tribunal de Justiça Desportiva está longe do fim. A Lusa já adotou uma nova estratégia para não cair para Série B. A defesa do clube irá alegar uma falha no sistema da CBF, com o intuito de provar que não foi informada que o meia Herverton não poderia estar em campo na partida contra o Grêmio.

No chamado "BID da suspensão", sistema que somente os clubes e a própria Confederação Brasileira de Futebol têm acesso, consta que o jogador já havia cumprido a suspensão e poderia participar da partida.

O sistema traz todas as informações sobre cartões amarelos e vermelhos recebido pelos atletas. Além disso, foi criado em setembro deste ano, justamente para facilitar a comunicação entre os times e CBF sobre suspensões de jogadores.

Presidente da Portuguesa já adotou nova estratégia Márcio Mercante / Agência O Dia

No dia 6 de dezembro, sexta-feira, data que o meia Herverton foi condenado a cumprir mais um jogo de suspensão, o BID informava que o atleta já havia cumprido a pena. No dia 10 de dezembro, após dois dias da partida diante do Tricolor Gaúcho, o sistema continuava a mostrar que o jogador estava apto para jogo. Desta maneira, a CBF não teria informado a Portuguesa, por meio do BID, da suspensão de Heverton.

A Lusa irá utilizar essa linha de defesa no recurso para colocar a CBF como co-autora do erro no caso do meia, justamente por não ter "divulgado" ao clube sobre a suspensão do atleta.