Por ulisses.valentim
Portugal - O governo de Portugal declarou neste domingo três dias de luto nacional pela morte de Eusébio, maior nome da história do futebol do país e que será enterrado na próxima terça-feira em Lisboa. Aos 71 anos, Eusébio da Silva Ferreira, morreu de madrugada ao sofrer uma parada cardiorrespiratória. Há um ano e meio ele vinha sofrendo com problemas de saúde.
Eusebio e Pelé durante uma partida entre Brasil e Portugal%2C em 2002Efe

O primeiro-ministro de Portugal, Pedro Passos Coelho, enviou pêsames à família do ex-jogador e ao Benfica, clube pelo qual Eusébio se consagrou, e o lembrou como "um gênio do futebol" e "um exemplo de profissionalismo, de determinação".

A Federação Portuguesa de Futebol anunciou homenagens e declarou um minuto de silêncio nos próximos jogos em homenagem ao ex-atacante, um "eterno símbolo" e um "rei" que teve o auge de sua carreira nos anos 60.

Fãs homenageiam Eusébio na sua estátua em frente ao estádio do BenficaDivulgação

Nascido em 1942 em Maputo, capital da antiga colônia portuguesa de Moçambique, Eusébio recebeu a Bola de Ouro em 1965 e levou a seleção de seu país ao terceiro lugar na Copa do Mundo de 1966. Segundo fontes do Benfica, o corpo do ex-jogador será levado hoje ao Estádio da Luz para ser velado por dois dias.