Por pedro.logato
Rio - No meio ainda das férias de janeiro, ainda há tempo de você fisgar aquele peixão e voltar ao trabalho cheio de histórias de pescador para contar aos colegas. Para ajudar nesta aventura, a coluna volta a listar alguns dos melhores guias de pesca do Rio.
O roteiro inclui desde pescas oceânicas, a mais de 30 milhas náuticas do litoral, com grupos de até seis pescadores, a costeiras dentro de baías com até 12 pessoas, como as águas cristalinas de Itacuruçá e Ilha da Madeira, no Sul Fluminense, e as paradisíacas e piscosas ilhas de Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios, na Região dos Lagos.
Publicidade
No mais é organizar o grupo de amigos, agendar e conferir. Se o peixão não rolar, já valerá pelo passeio. Marque com um dos guias abaixo e boas pescas!
CONDIÇÕES DO TEMPO
Publicidade
Entrada de ventos de sudoeste deixa o tempo instável no fim de semana do feriadão de São Sebastião no Rio. Com águas a 17 graus, a previsão é de mar calmo. De Lua Cheia, a maré alta atinge hoje 1.2m às 4h30 e a baixa, 0.3m, às 10h30.
DICAS DE PEIXES
Publicidade
Mestre Canarinho
As iscas são camarão e sardinha: Quebra Mar da Barra — corvina, papa-terra, carapeba e olho-de-cão; Cagarras — pescadinha, parguinho, corvina e papa-terra; Gragoatá/Boa Viagem — corvina, papa-terra, ubarana e lanceta; Ilhas Pai e Mãe — corvina, pescadinha, espada, parguinho, olho-de-cão e tira-e-vira.<IP0>
Publicidade
Carlinhos Piraúna
Pracinha Niemeyer — pampo e marimbá; saída do canal do Leblon — pampo e galhudo; Arpoador — galhudo (dia) e olho-de-cão e espada (noite); Praia do Diabo — pampo (dia); Praia de Copacabana (Postos 5 e 6) — riscadinho e corvina (dia); Leme — anchoveta e carapicu (dia) e espada e olho-de-cão (noite); Praia Vermelha — espada e olho-de-cão (noite); Muro da Urca — carapicu e anchoveta (dia) e espada (noite); Botafogo (pirâmide) — carapicu, à tarde.
Publicidade
Gilberto Ohoishi(22-99839-6442) para pesca embarcada: em Arraial do Cabo, na Praia Grande — tira-e-vira e pargo; na Ponta do Focinho — castanha; na Boca da Barra — pescadinha; em Cabo Frio, na Ilha dos Papagaios — olho-de-cão; na Ilha Comprida — pargo; na Ilha dos Capões— pescada