Por pedro.logato

Alemanha - O Bayern de Munique garantiu, dessa vez sem sustos, a classificação para as quartas de final da Liga dos Campeões da Europa, ao empatar na Allianz Arena com o Arsenal em 1 a 1, resultado que custou, no entanto, a quebra da série de 11 vitórias consecutivas do clube alemão. Com a vantagem de ter vencido o jogo de ida por 2 a 0, os campeões do mundo tornaram a própria vida bem mais fácil quando Bastian Schweinsteiger abriu o placar aos 9 minutos do segundo tempo. Os visitantes igualaram o marcador instantes depois, mas ficaram a dois gols da classificação. Nos acréscimos da etapa final, os donos da casa ainda tiveram a chance de ampliar, em cobrança de pênalti executada por Thomas Müller. Lukasz Fabianski fez a defesa com o pé, mas a bola ficou rolando em cima da linha, até que o goleiro se recuperasse para impedir que o artilheiro da equipe bávara marcasse. Na temporada passada, a situação tinha sido bem parecida a do confronto atual das oitavas. Na ida, o Bayern bateu o Arsenal em Londres, só que por 3 a 1. Só que daquela vez, o time alemão tomou sufoco em Munique, com um gol no início e outro no fim, decretando o placar de 2 a 0 a favor do rival. Se os 'Gunners' marcassem mais uma vez, teriam se classificado.

Bayern empatou e se classificou para as quartas de finaisReuters

A última vez que o time de Munique havia saído de campo sem a vitória foi no dia 10 de dezembro do ano passado. Jogando também na Allianz Arena e contra outro inglês, o Manchester City, o Bayern perdeu por 3 a 2, pela sexta rodada da fase de grupos da competição. Após este jogo foram nove vitórias pelo Campeonato Alemão - que a equipe lidera com 20 pontos de vantagem para o Borussia Dortmund -, uma pela Copa da Alemanha, e outra pela Liga dos Campeões, no jogo de ida com o Arsenal. O atual campeão europeu conhecerá seu próximo adversário no dia 21 de março, quando acontecerá o sorteio das quartas de final. O certo é que não haverá reedição do confronto da última edição da 'Champions', em que o Bayern enfrentou a Juventus. Nesta temporada, o time de Turim caiu na fase de grupos.

Com boa vantagem construída em Londres, o técnico Josep Guardiola decidiu poupar Jérome Boateng, já que o alemão e seu companheiro de zaga Dante estavam pendurados. Com isso, Javi Martínez foi deslocado para a linha defensiva. Já Rafinha deixou o time para que Philipp Lahm voltasse para a lateral direita. Outro poupado foi Thomas Müller, que deu lugar a Mario Götze. No Arsenal, Lukasz Fabianski ficou com a vaga do compatriota Wojciech Szczesny, expulso na ida. Além disso, o técnico Arsène Wenger optou pela escalação de um meio mais técnico, com Mikel Arteta, Alex Oxlade-Chamberlain e Mesut Özil, abrindo mão do volante Mathieu Flamini, que era uma das opções para o setor. Nos minutos iniciais, o Bayern mostrou muito vigor para impedir que o rival "gostasse do jogo".

Aos 7 minutos, em um dos raros momentos em que o time visitante teve espaço, Dante parou um contra-ataque puxado por Ox-Chamberlain e levou cartão amarelo, o que o tira do primeiro duelo das quartas de final da competição. Chance real de gol só aos 19 minutos, quando Alaba acionou Ribéry na esquerda, e o francês cruzou para Robben bem posicionado na área. O holandês, no entanto, pegou mal na bola e finalizou por cima do gol de Fabianski. Sete minutos depois, a rede do Arsenal balançou, quando Thiago Alcântara cobrou folta na área, e Javi Martínez apareceu para fuzilar o goleiro 'gunner'. A arbitragem comandada pelo norueguês Svein Oddvar Moen anulou o lance devido a posição de impedimento do espanhol. A primeira chegada do time inglês aconteceu apenas aos 31 minutos do primeiro tempo, quando Özil cobrou escanteio na área, e o Giroud apareceu cabeceando sem grande força, obrigando Neuer a fazer defesa tranquila. O pequeno susto fez os atuais campeões europeus intensificarem as ações ofensivas. Robben e Mandzukic tiveram boas chances aos 38 e 39 minutos, respectivamente. A melhor oportunidade aconteceu aos 44, quando Götze pegou uma sobra na área e fuzilou Fabianski, que fez boa defesa, agarrando a bola sem dar rebote.

Precisando de dois gols, Arsène Wenger voltou para o segundo tempo com Rosicky no lugar de Özil, e também com uma postura mais agressiva, marcando o Bayern no campo ofensivo, fazendo muita pressão na saída de bola. Aos poucos, o time da casa começou a retomar o controle do jogo até abrir o placar aos 9 minutos da etapa complementar. Em rápida ofensiva, Ribéry arrancou na esquerda e cruzou para o meio da área, onde Schweinsteiger estava sozinho, para concluir com tranquilidade para o gol. O Arsenal mostrou vontade de lutar e igualou o marcador no minuto seguinte, em lance polêmico. Podolski, sozinho no lado esquerdo da área, encheu o pé e fuzilou Neuer. Só que na origem do lance, o atacante alemão, nitidamente, empurrou Lahm, que estava com o controle da bola. Oddvar Moen, no entanto, ignorou a infração. A igualdade fez o Bayern tentar, de todas as formas, esfriar o jogo. Aos 27, veio a chance de matar o duelo, quando o ataque bávaro fez uma linha de passe, fazendo a bola chegar até Thiago Alcântara. O meia serviu Mandzukic na medida, mas o croata se enrolou todo e não fez o domínio, permitindo a bola saída de Fabianski. Nos minutos finais, ao invés dos belos lances, os jogadores dos dois times resolveram apelar para faltas duras. Foi o caso, por exemplo, de Javi Martínez e Vermaelen, que receberam cartões amarelos após derrubarem deslealmente Podolski e Ribéry, respectivamente. Nos minutos finais, justamente em uma falta, o Bayern teve a chance de ampliar. Aos 45, Koscielny derrubou Robben na área e a arbitragem marcou pênalti. Na cobrança, Müller foi para cobrança, e bateu no meio do gol, mas Fabianski fez a defesa com o pé. A bola ainda ficou rolando praticamente em cima da linha, até o goleiro dar um tapa, evitando que o time alemão marcasse.

Você pode gostar