Por pedro.logato

Rio - Quem disse que só fatura troféu aqui quem tira peixões em águas oceânicas? Taí Rômulo Rollemberg para acabar com o mito. De pé no chão, na desembocadura do Rio São João no mar, em Barra de São João, ele fisgou este belo robalo-flecha, com isca artificial. Fez o click, mandou ao jornal, concorreu e foi eleito por nossa equipe como vencedor de fevereiro. O superkit foi entregue pelo parceirão Rafael Cabada no Shopping Avenida.

Sortuda fisga atum de R$ 7,5 milhões

Essa não concorre a prêmio da coluna, mas já tem história de pescador para contar pelo resto da vida. Trata-se de Donna Pascoe, de 56 anos. Ela simplesmente bateu o recorde mundial da espécie, ao fisgar um atum-azul de 411,6 kg na Nova Zelândia. A luta para tirar o bruto da água durou 4 horas.

“Parecia que a linha estava presa a um trem”, disse Dona ao jornal inglês ‘Daily Mail’. O recorde precisa ainda de homologação da Associação Internacional de Pesca Esportiva. De alto valor comercial, no Japão, o peixão seria cotado a R$ 7,5 milhões, segundo o jornal. Mas a nota triste é que o atum-azul está ameaçado de extinção. Nos últimos 30 anos, sua população foi reduzida em 90%.

Condições do tempo

Ventos de nordeste mantêm sol, praia e boas pescas no fim de semana no Rio. Mar fica liso, com águas a 18 graus. De Lua Crescente, maior variação hoje é de maré alta, a 1.0m, às 12h30, e baixa, a 0.2m, às 19h.

Dicas de Peixes

Mestre Canarinho:

(99953-8100), as iscas são sardinha, camarão e lula: Quebra Mar da Barra — corvina, papa-terra, galhudinho e pampinho; Cagarras — parguinho, cavalinha, espada e corvina; Gragoatá/Boa Viagem — baiacu-rara, corvina, ubarana e papaterra; Ilhas Pai e Mãe — espada, corvina, cavalinha e parguinho.

Carlinhos Piraúna:

Para pesca desembarcada: Arpoador — lula (noite), anchoveta (dia); Praia do Diabo — pampinho e riscadinho; Leme — carapicu, anchoveta (dia), lula (noite); Praia Vermelha — lulas (noite); Pista —olho-de-cão (noite) e marimbá (dia); murinho da Urca — carapicu; estacionamento Pirâmide — carapicu (tarde); Flamengo (Porcão) — anchoveta.

Gilberto Ohoishi:

(22-99839-6442) para pesca embarcada: em Arraial do Cabo, na Praia Grande — corvina, tira-e-vira e pargo; na Ponta do Focinho — maria-mole, castanha e palombeta; na Boca da Barra — cação; em Cabo Frio, dentro da Ilha Comprida —pargo e olho-de-cão; nas Ilhas dos Capões — pargo e maria-mole.

Você pode gostar