Por ulisses.valentim

Portugal - Com dois gols do atacante Lima, o Benfica não deu chance ao azar como na temporada passada e conquistou com duas rodadas de antecedência neste domingo pela 33ª vez o título de campeão português, ao vencer em casa o lanterna Olhanense. O ex-atacante do Santos e do Paraná Clube resolveu o jogo decisivo no Estádio da Luz ao marcar aos 12 e aos 15 minutos dos segundo tempo. Com o resultado, a equipe lisboeta chegou aos 73 pontos, abrindo sete de vantagem para o rival Sporting, faltando seis pontos a serem disputados.

Em campo, além de Lima, o único brasileiro em campo foi zagueiro e capitão Luisão - além do atacante naturalizado espanhol Rodrigo Moreno, filho do ex-lateral esquerdo do Flamengo Adalberto. Hoje, o técnico Jorge Jesus poupou alguns titulares visando o duelo com a Juventus, pela Liga Europa, na quinta-feira. Além do trio, o Benfica conta ainda no time titular com o goleiro Artur e o lateral esquerdo Guilherme Siqueira, assim como o zagueiro Jardel. Na primeira metada da temporada, o clube também contou com Cortez, que hoje defende o Criciúma.

Lima marcou os gols da vitória dos encarnadosEfe

A festa foi grande no estádio, dentro e fora do gramado, principalmente pela sensação ter exorcizado um fantasma. Na temporada passada, o time lisboeta caminhava para levantar taças em todas as frentes que disputava, mas sempre nos minutos finais, viu os objetivos desabarem. Faltando três rodadas para o fim do Português o Benfica tinha quatro pontos de frente para o Porto. Após empatar com o Estoril, o time tinha chance de conquistar o título se vencesse o rival direto, mas perdeu por 2 a 1.

Na última rodada, a vitória sobre o Moreirense não serviu para recuperar a ponta, e os título foi para o rival. Entre os dois últimos jogos do nacional, o Benfica ainda perdeu de maneira dramática a Liga Europa para o Chelsea. Na Amsterdan Arena, Fernando Torres colocou os 'blues' na frente, mas Óscar Cardozo empatou. Aos 48 minutos do segundo tempo, o zagueiro Branislav Ivanovic decretou outro vice-campeonato para a equipe.

Jogadores comemoram no gramado do Estádio da LuzEfe

Depois disso veio a decisão da Taça de Portugal, contra o Vitória de Guimarães. O time vencia por 1 a 0 até os 34 minutos do segundo tempo, quando sofreu gols anotados por El Arbi Soudani e Ricardo Pereira, e foi derrotado. Nesta temporada, o time ainda poderá conquistar a Liga Europa, a Taça de Portugal e a Copa da Liga. Nas duas competições nacionais, o adversário na decisão será o Rio Ave.

Você pode gostar