Por fabio.klotz

Rio - O destemido piloto perdeu a vida há 20 anos. Mas a imagem do ídolo continua intacta e faz sucesso no mundo todo, o que resulta em dividendos para o Instituto Ayrton Senna, que, segundo o site iG, movimenta R$ 1 bilhão por ano. A associação do nome do brasileiro a projetos sociais mantém sua imagem em alta, literalmente, com um lucro maior que "marcas" como Neymar e Ronaldo, só ficando atrás de Pelé.

Imagem de Senna está intactaArquivo

Em 2012 e 2013, o IAS recebeu mais de R$ 20 milhões com contratos de licenciamento. É o que revela Marco Crespo, diretor de negócios do IAS, que estima que o montante movimentado com a venda de produtos e campanhas ligadas ao nome do piloto seja de R$ 600 milhões a R$ 1 bilhão por ano.

>>> FOTOGALERIA: Fãs fazem homenagem a Ayrton Senna

“Essa é a estimativa do valor total dos produtos que chegam ao consumidor final”, explica Crespo, frisando que hoje é possível comprar aparelhos de DVD, capas de smartphone, macarrão instantâneo, achocolatado e artigos de papelaria com a grife do piloto ou do personagem de história em quadrinhos criado em sua homenagem.

Para especialistas em marketing esportivo, o sucesso da marca Senna deve-se a uma combinação de dois fatores: a força da história, do legado do piloto, e a boa gestão dos negócios ligados ao seu nome pelo Instituto Ayrton Senna, presidido pela irmã do piloto, Viviane Senna.

“Senna viveu o auge de sua carreira em um momento em que o Brasil passava por uma crise de autoestima”, acredita Pedro Trengrouse, coordenador do curso de Gestão, Marketing e Direito no Esporte da Fundação Getúlio Vargas.

Você pode gostar