Por rafael.arantes

Catar - A Copa do Mundo a ser realizada no Catar já rende polêmica oito anos antes de a bola rolar no país, mas a organização local se mostra alheia aos questionamentos sobre clima e falta de tradição no esporte e dá início à construção dos estádios. Primeiro dos oito palcos que receberão jogos do Mundial em 2022, o Al-Wakrah já está em obras.

Responsável pelo estádio, a HBK começou a escavação para as fundações nesta terça-feira. Esta fase das obras está prevista para ser concluída em março do ano que vem, enquanto o prazo de entrega final é em 2018.

Copa de 2022 terá grandes investimentos no CatarDivulgação

A 15 quilômetros da capital Doha, o novo Al-Wakrah é um dos cinco estádios catari que atualmente ainda estão apenas no papel. O projeto prevê capacidade para 40 mil torcedores nas arquibancadas, além de várias instalações nos arredores como: hotel, centro de treinamentos, prédio de comunicação, parque e escolas. O terreno é de 560 mil m².

Após a Copa do Mundo, porém, o local deve passar por transformações. Os 40 mil assentos serão reduzidos à metade e o estádio será a casa do Al-Wakrah Sports Club. As cadeiras descartadas serão removidas e doadas para melhorar a estrutura esportiva dos países vizinhos.Para Blatter, Copa do Catar é um erro - Josepp Blatter, presidente da Fifa, afirmou na última semana que a realização de uma Copa do Mundo no Catar "é um erro, claro". O motivo da desilusão do mandatário é o forte calor do Oriente Médio e a preocupação aumenta porque o Mundial tradicionalmente é realizado em junho, mês que corresponde ao verão na região.

Como alternativa existe a possibilidade de alterar o mês de realização do torneio. O secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, chegou a cogitar no mês passado que a Copa seja nos últimos meses de 2022 para que os jogadores não sofram tanto com a alta temperatura.

Você pode gostar