Por rodrigo.hang

São Paulo - O presidente da Fifa Joseph Blatter afirmou que irá reconhecer a conquista do Palmeiras na Copa Rio de 1951 como título mundial. A confirmação foi dada em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo.

"O Palmeiras, naquela época, foi o primeiro campeão do mundo de clubes", disse Blatter, de acordo com O Estado de S. Paulo.

Blatter reconheceu o Palmeiras como campeão mundial de 1951Reuters

Segundo o jornal, Blatter irá enviar ao Palestra Itália um certificado que chancela o título. A competição, no entanto, não será considerada um torneio Fifa, assim como as Copas Intercontinentais, disputadas entre 1960 e 2004.

"Naquela época, eles (Palmeiras) foram os campeões. Vamos dar um certificado para todos os campeões. Agora, temos um campeão a cada ano", falou o presidente da Fifa.

Ex-presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo já havia antecipado que a Fifa tinha reconhecido o pedido do clube e fará o anúncio em breve.

“Já tivemos a resposta da Fifa admitindo que acolheu o pedido. Eles ficaram de fazer o anúncio em um momento oportuno”, revelou Belluzzo ao blog do Jorge Nicola..

Foi o ministro do Esporte, Aldo Rebelo, quem fez o apelo para que a Copa Rio de 1951 fosse tratada como um Campeonato Mundial Interclubes.

Palmeiras usou a página oficial do Facebook para exaltar o título da Copa RioReprodução Facebook

“Ele aproveitou o Congresso da Fifa no Brasil, que ocorreu na véspera da abertura da Copa, para apresentar uma longa documentação provando que o torneio tinha caráter mundial”, acrescentou Belluzzo.

A Copa Rio foi disputada por oito clubes da Europa e da América do Sul, no Pacaembu e no Maracanã. Na primeira fase, o Verdão venceu o Nice (3 a 0) e a Estrela Vermelha (2 a 1) e perdeu para a Juventus (4 a 0).

Na semifinal, eliminou o Vasco, com vitória por 2 a 1 em casa e empate em 0 a 0 como visitante. No duelo final, valendo título, o Palmeiras se deparou com o único time que havia o vencido: a poderosa Juventus. No Pacaembu, triunfo alviverde por 1 a 0. Restava o duelo no Maracanã, que terminou em 2 a 2 e valeu a Copa Rio ao clube paulista.

Com o reconhecimento da conquista palmeirense, o Fluminense também deve ser chancelado como campeão mundial, já que venceu a segunda edição da Copa Rio, em 1952, batendo o Corinthians na decisão.

Você pode gostar