Por pedro.logato

Rio - Claro que não se pode deixar de considerar uma pequena surpresa a derrota do Vasco para o lanterna da Série B, ainda mais que o time vinha de boas exibições, o adversário era frágil e o estádio, quase todo vascaíno. Mas o padrão atual do futebol brasileiro é esse. O nivelamento é muito grande, quase sempre por baixo, e o próprio Fluminense foi capaz de ser eliminado de forma estrepitosa da Copa do Brasil. O Vasco talvez tenha se acomodado um pouco com as recentes vitórias e entrou em campo em Brasília com certa apatia.

Levou um gol de saída e, nesse contexto, é um desastre. Time que leva gol cedo no panorama do atual futebol fica com a derrota bem encaminhada. Mesmo os jogadores mais importantes, como Guiñazu, Douglas e Kléber, não renderam e tudo se complicou depois do intervalo em desvantagem. Mas não há motivo para preocupação porque o objetivo final do acesso será atingido. Os outros times são muito fracos e o líder Ceará também tropeçou na rodada. A torcida só não pode esperar um grande Vasco, à altura de sua tradição.

Vasco foi derrotado em BrasíliaDivulgação

DURO DE VER

Botafogo x Figueirense foi mais um dos jogos muito ruins desse Brasileiro, mas é possível que os torcedores alvinegros tenham estranhado porque, depois do brilhareco contra o Flu, esperava-se, pelo menos, o mesmo nível. Sem brilho, o Figueirense foi um pouco melhor e mereceu a vitória. À exceção de Jefferson, Edílson, Bolívar e Airton, que jogaram corretamente, os demais foram péssimos, com menção desonrosa para Zeballos e Daniel,os heróis de Brasília.

O GOLEIRÃO

Na nova era Dunga, Jefferson deverá ser, com toda a justiça, o titular da Seleção, mérito absoluto por seu talento e regularidade. As suas grandes atuações já levaram o Botafogo a disputar e vencer títulos e, este ano, evitam vexame muito maior. Mesmo com salários em atraso, tem resistido a jogar a toalha e forçar uma transferência. Pelo que se sabe, está disposto a dar um crédito de confiança ao clube até o fim do ano. É um profissional exemplar, que respeita o Botafogo.

Jefferson está de volta à seleção brasileiraMárcio Mercante

A DUPLA

Se alguém espera alguma coisa realmente nova na seleção de Dunga, deve se fixar na dupla do Cruzeiro, Everton Ribeiro e Ricardo Goulart. Eles atuam na faixa decisiva de campo, capaz de acionar as mais importantes jogadas de ataque e também de conclusão. São a alma do Cruzeiro e, se conseguirem manter o nível na Seleção, há esperança de nova realidade. Há quem se lamente por Ganso, Kaká ou Lucas, mas eles têm que provar em seus clubes que readquiriram parte do talento.

MAU HUMOR

Após a convocação, surgiram opiniões, matérias e charges negativas às escolhas de Dunga e isso só reflete o mau humor pela derrota vergonhosa na Copa, o momento muito ruim do futebol brasileiro e até a volta do treinador à Seleção. Todos têm direito a opinar e é quase certo que poderia haver melhor opção do que reabilitar Dunga. Mas, fato consumado, não adianta rifar tudo. A lista dos convocados não foi ruim. Dunga não tem culpa se só há um craque — Neymar.

A BAÍA DE GUANABARA LIMPA SERIA O MAIOR LEGADO

Ainda existem controvérsias e o projeto não está bem delineado mas, de qualquer forma, há quase um consenso entre as autoridades estaduais de que a Baía de Guanabara poderá nas Olimpíadas de 2016 estar despoluída em até 80%.Pode não ser o ideal, mas perto do descalabro das últimas décadas, dá até para entusiasmar. A esse nível, teremos competições em um ambiente digno e tranquilo e, se houver boa conservação, voltará a ser um local excelente para a prática de esportes, navegação e lazer para a população. Vamos sonhar.

Você pode gostar