Por pedro.logato

Rio - Morador de Santo Antônio de Pádua, no Noroeste Fluminense, o aposentado Ary José Faria Brum, de 53 anos, passou quase toda a vida atrás de um peixão e de uma boa história de pescador para contar às suas próximas gerações. Mês passado eles vieram. Longe de casa, próximo à nascente do Rio São Francisco, em Pirapora (MG), o sonho de Ary não só foi realizado como testemunhado pelo próprio filho, Matheus, que o ajudou a embarcar um pintado gigante, de 1,65m e 39kg, que ele fisgou, após briga de 40 minutos. "Foi uma emoção espetacular, as pernas tremeram e meu filho teve que acompanhar o bichão com o barco, senão levava tudo", explicou o radiante pescador, que usou isca artificial.

Ary José Faria Brum%2C de 53 anos%2C fisgou peixe em PiraporaDivulgação

A aventura de Ary no Rio São Francisco, no interior mineiro, foi no dia 10 de julho. Além do 'trófeu', ele trouxe boas notícias aos demais pescadores preservacionistas. É que o pintado, peixe de couro e exclusivo da América do Sul, quase foi dizimado dos rios brasileiros por causa da pesca predatória e a captura de belo exemplar é bom indício de que o peixe volta a povoar os rios. "Meu filho e amigos também fisgaram pintados de bom tamanho por lá. Isso mostra que a espécie resiste e que o Velho Chico (o rio) continua a nos dar muitas riquezas", exultou o pescador.

O pintado é um dos grandes peixes dos rios do Brasil. Pode chegar a 2m e 100 kg. Talvez por ser exclusivo da América do Sul, a Associação Internacional, AGFA, não tenha registro em seu site de recordes de pesca da espécie. No site Fotos de Pesca, há registro de pesca de um pintado de 115 kg, no mesmo Rio São Francisco.

CAMPEÃO CARIOCA

Neomar Amorim, do clube Pampo, é o novo campeão carioca individual de Lançamento, na distância acima de 170 metros. A conquista do título aconteceu de forma antecipada, na terceira etapa do circuito, disputada domingo no campo da Vila Militar. Participam do Estadual de Lançamento, promovido pela Fepelerj, 67 atletas de seis clubes — Barra de São João, Gaivotas, Lobos do Mar, Orca, Pampo e Três Anzóis. A classificação geral no interclubes ficou assim: Lobos do Mar lidera no Juvenil e Masculino e Três Anzóis, no Feminino. Última etapa será no campo da Vila Militar dia 19 de outubro.

CONDIÇÕES DO TEMPO

Entrada de ventos do quadrante sul deixa o tempo instável no fim de semana no Rio e o mar agitado. De Lua Minguante, a maior variação hoje é de maré alta a 1.1m às 13h20 e de baixa a 0.4m, às 19h20.

DICAS DE PEIXES

Mestre Canarinho:
(99953-8100), as iscas são sardinha, camarão e lula: Quebra Mar da Barra — carapicu-bandeira, carapeba, galhudo e pampinho; Cagarras — marimbá, jaguriçá, anchoveta e cavalinha; Gragoatá/Boa Viagem — corvina, xerelete, papa-terra e guaivira.; Ilhas Pai e Mãe — espada, corvina, xerelete e goete.

Carlinhos Piraúna:
Para pesca desembarcada: Pracinha Niemeyer — marimbá e anchova (madruga); Arpoador — xerelete (dia) e anchova (madrugada); Copacabana Postos 5 e 6 — papa-terra; Leme — xerelete, pirajica e marimbá (dia) e anchova (madrugada); Praia Vermelha — bicuda (madrugada); Pista Claudio Coutinho — marimbá (dia e noite); Murinho da Urca — carapicu e corvinota.

Gilberto Ohoishi:
(22-99839-6442) para pesca embarcada: em Arraial do Cabo, na Praia Grande — anchovas, bonito, cavalinha, xerelete e pargo; na Ponta do Focinho — lanceta, maria-mole, castanha, abrótea e congro-rosa; na Boca da Barra — espada, cavalinha e pescadinha; em Cabo Frio na Praia do Foguete — pescadinha, pargo e olho-de-cão.

Você pode gostar