Por bernardo.argento

Rio - A semana passada, com o incidente envolvendo uma família inteira envenenada por baiacu, alguns jornais trocaram as bolas e publicaram foto do peixe errado. Ilustraram suas reportagens com foto do baiacu-de-espinho no lugar do verdadeiro causador da quase tragédia, o baiacu-arara. Os dois são venenosos e se inflam. Mas, equanto o espinho chega em média a 22 cm, é um peixe geralmente ornamental e não comestível, o arara mede até 100 cm, atinge mais de 6 kg e se destaca na culinária mundial, sobretudo na japonesa. Felizmente, as pessoas internadas já foram liberadas. Tudo não passou de um grande susto. Mas o episódio serviu de alerta para o perigo do consumo do peixe sem a limpeza adequada.

Baiacu-arara quase causou tragédiaReprodução Internet

MAIS CONCORRENTES:

Marcos Paulo: linguado, na isca de camarão vivo, na Ilha da Madeira Paschoal José Nicolau: piraúna, na isca de sardinha, em Cabo Frio Alex Ribeiro: sargo, na isca artificial, em Mangaratiba.

DICAS DE PEIXES

Mestre Canarinho

(99953-8100), as iscas são sardinha, camarão e lula: Quebra Mar da Barra — corvinota, papa-terra, pampinho e marimbá; Cagarras — parguinho, pescadinha, tira-e-vira e xerelete; Gragoatá/Boa Viagem — corvina, xerelete, papa-terra e robalete; Ilhas Pai e Mãe — pescadinha, corvina, xerelete e papa-terra.

Baiacu-de-espinho levou a famaReprodução Internet

Carlinhos Piraúna:

Para pesca desembarcada: Arpoador — olho-de-cão e lula (noite); Copacabana (Posto 5) — papa-terra (noite); Leme — corvina, olho- de-cão e lula (noite); Pista Claudio Coutinho — marimbá; murinho da Urca — corvinota e carapicu.

Gilberto Ohoishi:

Para pesca embarcada (22)- 99839-6442 : em Arraial do Cabo, na Ponta do Focinho — maria-mole, corvina, tira-e-vira, abrótea, congro-rosa, castanha e lanceta; Praia Grande — corvina, tira-e-vira e pargo; Boca da Barra — maria-mole e goete e espada (tarde); Ponta da Prainha — maria-mole, goete e espada ( tarde); em Cabo Frio na Praia do Foguete — pargo, pescadinha e goete; Ilha dos Papagaios — pargo, olho-de-cão e goete.

Você pode gostar