Por rodrigo.hang

Estados Unidos - O alemão Nico Rosberg, da Mercedes, desbancou o britânico Lewis Hamilton, que vinha dominando o fim de semana do Grande Prêmio dos Estados Unidos até este sábado, e garantiu a nona pole position na temporada. O vice-líder do Campeonato Mundial de Fórmula 1 cravou tempo de 1min36s607 no Q3, garantindo o primeiro lugar, ficando quase quatro décimos atrás do companheiro de equipe, que está na primeira colocação na competição, com 291 pontos.

Rosberg fez o melhor tempo e vai largar na frente em Austin%2C no TexasReuters

Hamilton vinha levando a melhor no fim de semana, tendo ficado na primeira colocação nos três treinos livres realizados no circuito de Austin, no Texas. O britânico ainda ficou na liderança do Q1, primeira parte da definição do grid de largada. Felipe Massa, da Williams, não conseguiu superar o companheiro de equipe, o finlandês Valteri Bottas, e assim largará na quarta colocação. O brasileiro fez tempo de 1min37s205, ficando três décimos atrás do piloto nórdico.

LEIA MAIS: Notícias, treinos e provas: confira o mundo da Fórmula 1

Na terceira fila largarão o australiano Daniel Ricciardo, da Red Bull, e o espanhol Fernando Alonso, da Ferrari. O sétimo melhor tempo do Q3 foi do britânico Jenson Button, da Mclaren, que começou o treino sabendo que perderia cinco posições, devido troca na caixa de câmbio, que o obrigará a largar em 12º.

Assim, completarão o 'top-10' do grid, o dinamarquês Kevin Magnussen, da Mclaren, o finlandês Kimi Raikkonen, da Ferrari, o alemão Adrian Sutil, da Sauber, e o venezuelano Pastor Maldonado, da Lotus.

Além de Button, outro piloto que entrou na pista sabendo que estava punido era o alemão Sebastian Vettel, da Red Bull. O tetracampeão, devido troca de componentes no carro, terá que largar dos boxes. No treino de hoje, o piloto foi eliminado ainda no Q1, com o 17º melhor tempo entre 18 competidores. A largada para o Grande Prêmio dos Estados Unidos de Fórmula 1 acontecerá neste domingo às 18h (horário de Brasília).

Você pode gostar