Por fabio.klotz

Áustria - O Brasil se despediu de 2014 com uma vitória. Em um ano em que deu vexame na Copa do Mundo, a Seleção aponta para 2015 em reconstrução guiada por Dunga. O técnico mostra um retrospecto de seis triunfos em seis jogos em seu retorno. Nesta terça-feira, o Brasil bateu a Áustria por 2 a 1, em Viena, no último amistoso da temporada. O resultado teve um toque do treinador. Roberto Firmino, principal surpresa da convocação, fez o gol da vitória.

Firmino brilha e garante vitória da Seleção Reuters

A Seleção não empolgou na despedida de 2014. O Brasil encontrou dificuldade ofensiva e fez um jogo burocrático. O golaço de Firmino, meia-atacante do Hoffenheim, salvou. No fim, uma cena emblemática. Neymar, substituído, passou a braçadeira de capitão para Thiago Silva (o zagueiro mostrou mágoa por ter perdido o posto). A Seleção tenta iniciar 2015 sem polêmica e com esperança de sepultar os fantasmas da Copa do Mundo. O primeiro compromisso do ano que vem será contra a França, em março.

O jogo

A Áustria tentou pressionar o Brasil no início da partida e chegou a balançar a rede. Porém, Okotie desviou cobrança de falta com a mão. A arbitragem invalidou o lance e puniu o atacante com cartão amarelo. A Seleção encontrava dificuldade ofensivamente. Os donos da casa tentavam ditar o ritmo e assustaram de novo. Após cobrança de falta, a bola desviou em Luiz Gustavo e acertou a trave. A arbitragem marcou impedimento do ataque austríaco e anulou a jogada.

FOTOGALERIA: As imagens da vitória do Brasil sobre a Áustria

Dunga foi obrigado a fazer a primeira mudança ainda no primeiro tempo. O zagueiro Miranda sentiu e deu lugar a Thiago Silva, que se viu em uma polêmica após revelar mágoa após perder braçadeira de capitão.

O Brasil demorou a assustar. Aos 33, Oscar ficou com a sobra e chutou da entrada da área. Almer defendeu com facilidade. Depois, o goleiro rival viu a falta cobrada por David Luiz ir para fora. O primeiro tempo foi de muita marcação e até lances mais ríspidos, como o de Fernandinho em Kavlak, que ficou sangrando.

A etapa final começou semelhante ao primeiro tempo, pouca emoção. Dunga fez duas mudanças. Ele colocou Douglas Costa e Firmino, novidade na lista. Willian e Luiz Adriano saíram. Com dificuldade para criar, a alternativa surgiu em bola parada. Após escanteio, David Luiz cabeceou e abriu o placar. O zagueiro empurrou o rival no lance. A arbitragem ignorou a falta.

A Áustria voltou a assustar. Arnautovic recebeu cruzamento e bateu com perigo. A bola desviou em Danilo e saiu. Os donos da casa chegaram ao empate. Oscar derrubou Weimann na área. Pênalti. Dragovic deslocou Diego Alves e marcou 1 a 1. Foi o primeiro gol que o Brasil sofreu desde o retorno de Dunga. A estrela do técnico ainda brilharia. Na reta final do duelo, Firmino, a surpresa de Dunga na convocação, recebeu da entrada da área e emendou com força: golaço e 2 a 1 no placar.

Nos acréscimos, Neymar foi substituído e deu a braçadeira de capitão para Thiago Silva. Polêmica superada. Ainda deu tempo de um torcedor invadir o gramado e pedir autógrafo para Neymar.

FICHA TÉCNICA

ÁUSTRIA 1X2 BRASIL

Estádio: Ernst Happel Stadium
Árbitro: William Collum
Gol: David Luiz (Brasil, aos 18' do 2ºT), Dragovic (Áustria, aos 29' do 2ºT) e Firmino (Brasil, aos 38' do 2ºT)
Cartão amarelo: Okotie (Áustria)
Cartão vermelho: -

ÁUSTRIA: Almer (Özcan, no intervalo); Klein, Dragovic, Hinteregger e Fuchs; Ilsanker, Kavlak, Harnik (Proedl, aos 42' do 2ºT), Arnautovic (Ulmer, aos 31' do 2ºT) e Junuzovic (Weimann, aos 26' do 2ºT); Okotie (Sabitzer, aos 8' do 2ºT); Técnico: Marcel Koller

BRASIL: Diego Alves; Danilo, Miranda (Thiago Silva, aos 27' do 1ºT), David Luiz e Filipe Luís; Luiz Gustavo, Fernandinho (Casemiro, aos 36' do 2ºT), Oscar (Fred, aos 31' do 2ºT) e Willian (Douglas Costa, aos 16' do 2ºT); Neymar (Marquinhos, aos 45' do 2ºT) e Luiz Adriano (Firmino, aos 16' do 2ºT); Técnico: Dunga.

Você pode gostar