Por pedro.logato

França - Apesar de não ter conseguido desbancar Novak Djokovic como tenista número 1 do mundo em 2014, Roger Federer encerra a temporada com um grande motivo para comemorar: o suíço venceu neste domingo Richard Gasquet por 3 sets a 0 e conquistou o primeiro título da equipe de seu país na Copa Davis e um dos poucos que faltavam em seu currículo.

Suíça levantou a Copa DavisReuters

Federer, que enfrentou Gasquet porque o tenista originalmente escalado, Jo-Wilfried Tsonga, não pôde jogar por causa de uma lesão, precisou de pouco menos de duas horas para fechar a partida em 6-4, 6-2 e 6-2 e marcar o terceiro ponto da Suíça na série melhor de cinco jogos com a França, disputada na casa dos adversários, em Lille.

Na sexta-feira, Federer foi derrotado por Gael Monfils, e Stan Wawrinka deixou o placar igualado ao vencer Tsonga. Neste sábado, nas duplas, os dois suíços bateram Gasquet e Julien Benneteau, colocando sua equipe em vantagem de 2 a 1.

Passaram-se 22 anos desde que a Suíça disputou sua única final da competição por equipes. Após bater o Brasil por 5 a 0 nas semifinais (melhor campanha brasileira na história da Davis), os suíços perderam para os Estados Unidos na decisão por 3 a 1. Já a França, pela terceira vez consecutiva, fracassou em sua tentativa de conquistar a Davis pela décima vez, mesmo jogando com o apoio maciço da torcida.

Você pode gostar