Por pedro.logato
Rio - Nas festas de fim de ano em que o bacalhau costuma reinar nos cardápios, a coluna ensina duas dicas simples para você não ser enganado, pagar caro e levar para casa peixe com processo de salga semelhante mas de qualidade inferior. O verdadeiro bacalhau, o gabus morhua, tem nadadeira caudal quase em linha reta e três barbatanas dorsais. Já os genéricos, como o sith, não têm as três barbatanas e apresentam o rabo em forma de ‘v’. A dica é antídoto contra comerciantes inescrupulosos, mas não é condição única para o sucesso da ceia. Para isso, basta que toda a família esteja reunida, com saúde e paz. Aí, na mesa, vale até mulato-velho que também fica bonito.
Gadus morhua é o bacalhau verdadeiroReprodução Internet

DESMISTIFICANDO

Miguel Vega (7701 0482) Miguelito, guia de pesca embarcada e submarina do Sul-Fluminense, com garoupa, de 21kg, arpoada na Ilha do Jorge Grego, mês passado. Ao contrário do que muita gente imagina, a pesca sub na apneia (sem tanque de ar) é a que causa menos impactos ambientais. Isso graças à possibilidade visual de seleção por tamanho e espécie, evitando animais na lista dos ameaçados de extinção.

PRAIAS LIMPAS

Não só as águas — sobretudo em tempo de superbactéria — mas as areias das praias também oferecem riscos à saúde. Para conscientizar a população sobre resíduos e suas consequências, amanhã o Instituto Aqualung promove mais um ‘Limpeza na Praia’. Se você quiser ser voluntário, apresente-se às 10h em um desses pontos: Copacabana,Ipanema, Barra da Tijuca, Sepetiba, Ilha do Governador, Ilha de Paquetá e Macaé.
Publicidade
ORCA É TRICAMPEÃO DE PESCA!
Na pesca, equipamentos, técnica e sorte são importantes, mas nada supera a experiência. E é o que tem de sobra Paulo Taboas, Julio Cesar Petrelli e Paulo Araújo, do Orca. Trinca sagrou-se tricampeã de pesca no Máster do Estadual-2014 da Federação de Pesca e Lançamento do Rio, Fepelerj. Foram cinco etapas em circuito de praias fluminenses. Os outros campeões foram: Gaivotas, Masculino; Pampo, Feminino; Lobos do Mar, Senior; e Orca, Juvenil.
Publicidade
DICAS DE PEIXES
Mestre Canarinho
Publicidade
(36-99953-8100), as iscas são camarão e lula: Quebra Mar da Barra — carapicu, pampo corvinota e pescadinha; Cagarras — xerelete, corvina, espada e enxoveta; Gragoatá/Boa Viagem — corvina, papaterra e ubarana; Ilhas Pai e Mãe — pescadinha, corvina, espada e goete.
Carlinhos Piraúna
Publicidade
Arpoador — olho-de-cão e lula (noite); Leme — olho-de-cão e lula (noite), carapicu (dia); Praia Vermelha — lula (noite); Pista Claudio Coutinho — olho-de- cão (tarde/noite); Murinho da Urca — carapicu e anchovetas (dia).
Gilberto Ohoishi
Publicidade
(45 - 9839-6442) para pesca embarcada: em Arraial do Cabo, na Praia Grande — pargo, tira-e-vira, corvina e lancetacorvina, pargo, tira-e-vira e lanceta; na Ponta do Focinho — maria-mole, castanha, lanceta, congro-rosa e abrotea; na Ponta da Prainha — maria- mole, goete e espada, ao entardecer; Boca da Barra — maria-mole e goete.