Por pedro.logato
São Paulo - Conhecer a si mesmo para saber onde se quer chegar. As premissas da autoanálise fizeram milagre no comportamento de Renan Barão. Nem Freud explica como o potiguar saiu-se tão bem das muitas provações a que foi submetido este ano, sem sequer deixar de lado o sorriso de menino. Da perda do cinturão dos galos, em maio, à doença do pai, Seu José, no início deste mês, a vida se encarregou de ser dura, mas também escancarou seu amadurecimento. O calvário virou motivação. E o recomeço será hoje, contra Mitch Gagnon, no UFC Barueri.
“Tive um bom tempo para me recuperar e agora estou pronto para voltar com tudo. Eu fiz muitas lutas uma em cima da outra, com pouco tempo de descanso, e agora estou melhor. Eu vou para cima, como sempre fiz. Vou lutar para frente, para dar show”, declara Renan Barão.
Barão vai tentar dar volta por cima em BarueriDivulgação

O lutador, de 27 anos, recusou acompanhamento psicológico, o que não quer dizer que ele não tenha sido seu próprio psicanalista. As mazelas estão curadas, garante. A perda do título para TJ Dillashaw e a queda que o fez ficar fora da revanche, meses depois, já não o afetam. Seu pai se recupera bem de isquemia e isso será o combustível.

Publicidade
“Problemas são normais na vida de qualquer pessoa. Repensei algumas coisas e agora estou bem. Não fiz trabalho psicológico, mas pensei muito no que aconteceu, principalmente antes de dormir. Sei o que tenho de fazer para reconquistar o cinturão, e vou fazer”, garante.
Publicidade
Sem promessas
Em nome do pai, Renan Barão garante que vai estremecer Barueri, município da Região Metropolitana de São Paulo. Comedido, ele não quis fazer promessas. Porém, voltará a ser o lutador agressivo de quando possuía uma das melhores sequências de vitórias do MMA mundial.
Publicidade
“Não sou de fazer promessas. Mas minha família sabe que sempre vou em busca da vitória, que dou o meu máximo para vencer e voltar para casa bem. É isso que vou tentar fazer novamente”, finaliza. Que a nobreza de seu apelido o acompanhe no octógono.
'Não deixei de ser o Barão campeão'
Publicidade
Retomar o cinturão dos galos do UFC é obsessão para Renan Barão. No entanto, ter o braço erguido novamente na divisão depende exclusivamente dele.
1. Uma vitória convincente pode te levar novamente a outra disputa de título. Entra com esse objetivo e confiante de que vai voltar a ser o Barão de antes?
Publicidade
Existe só um Barão, o mesmo que sou desde o início na carreira. Não deixei de ser aquele Barão campeão. Não penso que essa luta vai me dar um ‘title shot’ ou não. Quero vencer bem e depois pensar nisso.
2. Se vê forte o bastante para mostrar que ainda é o melhor?
Publicidade
Estou pronto para começar a caminhada pelo cinturão. Quando cheguei no UFC, fiz várias lutas para ter a chance. Agora, serão menos desafios.
3. Crê que o ano que vem será de crescimento para você e sua equipe?

Sim, 2015 será bom para a Nova União. Quero fechar meu ano com vitória. Além de mim e da Claudinha Gadelha, ainda tem o Formiga, que está bem nos moscas, o Yan Cabral, Léo Santos e Cara de Sapato. Podemos conquistar mais.

Lyoto Machida terá luta complicada neste sábadoDivulgação

Lyoto encara adversário perigoso

Na luta principal do UFC em Barueri, Lyoto Machida mede forças contra o americano CB Dollaway. E é aí que mora o problema, Lutadores oriundos do wrestling são calcanhar de Aquiles do brasileiro. Desta vez, porém, ele garante que o fim será diferente, mas critica o código utilizado pela Comissão Atlética.

Publicidade
“A regra atual ajuda muito os wrestlers, ela acaba favorecendo o jogo deles. Muitas vezes as pessoas não entendem como um cara que dá um knockdown pode perder para um cara que conseguiu dois takedowns”, disse.
Diante de Phil Davis, no Rio, o americano amarrou o duelo e não deixou o Dragão vencer. Contra Dollaway, ele vai colocar seu estilo em prática. “Vou encontrar os buracos do jogo e tentar capitalizar em cima disso. Tenho que impor meu jogo”.