Por pedro.logato
Estados Unidos - Pela primeira vez na história um brasileiro é campeão mundial de surfe. Gabriel Medina deixou para trás astros mundiais como Mick Fanning e Kelly Slater e começou uma nova era no esporte ao conseguir o título na famosa praia de Pipeline. Aos 20 anos, ele quebra a hegemonia de Austrália e Estados Unidos que venceram todos os títulos mundiais desde 1977, quando o sul-africano Shaun Thomson levou o troféu.
Gabriel Medina se sagrou campeão mundial de surfeEfe
Publicidade
"É incrível, não sei o que dizer. Quero agradecer o Alejo por me ajudar. Tive um grande suporte até aqui. Eu amo esse esporte", afirmou Gabriel Medina, que chorou copiosamente na água e logo depois largou as quartas de final da competição após Mick Fanning perder para o brasileiro Alejo Muniz na repescagem.
No entanto, após entrevistas e comemorações ainda conseguiu ter tempo de voltar ao mar, conseguir algumas ondas que foram suficientes para derrotar o também brasileiro Filipe Toledo.
Publicidade
"Queria muito celebrar com minha mãe, meu padastro e todas essas pessoas. Eu sonhava com isso e virou realidade", disse.
O brasileiro ganhou três etapas do Mundial este ano: Fiji, Austrália e Polinésia Francesa e esteve na frente no ranking durante grande parte da temporada. Aos passar para as quartas de final, ele viu o 11 vezes campeão Kelly Slater dar adeus ao sonho de um novo título. No agradecimento, ele não esqueceu da lenda do surfe.
Publicidade
“Kelly também ganhou o título com 20 anos, eu não sei. Ele sempre foi uma inspiração. Não sei o que dizer.Ele é um grande cara. Esse pe o melhor dia da minha vida”.
Gabriel é nascido em São Sebastião, no litoral de São Paulo, e ingressou no World Tour com apenas 17 anos, em 2011. Já na sua primeira temporada, ganhou duas etapas do Mundial.
Publicidade
O craque da bola, Neymar, usou uma rede social para parabenizar o mais novo campeão mundial do Brasil: “O melhor do mundo! Estou feliz demais por você. Parabéns! Que Deus continue te fazendo brilhar irmão. Desfruta desse título que você mereceu muito”, postou Neymar.