Por fabio.klotz
Rio - O jovem Léo Meindl, de 21 anos, deixou para trás o status de promessa e se consolidou em Franca. O ala assumiu o papel de protagonista do time no NBB e mostra evolução nas quadras. Ele tem média de 16,8 pontos por jogo.
Léo Meindl se destaca em Franca e sonha com a Olimpíada do RioLuiz Pires / LNB / Divulgação

"É uma temporada muito importante. Já tive o protagonismo no Paulista e consegui manter no NBB, com a confiança dos meus companheiros e da comissão técnica. É uma temporada de afirmação", diz Léo Meindl. Ele destaca e evolução que teve na carreira nos últimos anos:

"Evoluí em muitos aspectos, como fisicamente e tecnicamente. Sei que ainda preciso evoluir fisicamente. Mas o aspecto que mais evoluí foi mentalmente, de saber me portar nos momentos difíceis, de ter paciência para fazer a coisa certa e esperar meu momento."
Publicidade
Léo Meindl é apontado como esperança para a ala da seleção brasileira. Ele já teve a oportunidade de ser convocado pelo técnico Rubén Magnano e disputou o último Sul-Americano. A "responsabilidade" de conquistar um espaço no time de Magnano não assusta.
"Não levo como pressão, vejo pelo lado positivo. Eu encaro da melhor forma possível e faço o que sempre fiz, trabalho com intensidade", declara.
Publicidade
O ala de Franca evita fazer planos, mas não esconde o sonho de disputar a Olimpíada do Rio: "Estou fazendo o máximo que posso. Se depender da minha parte, estarei preparado. Sonho e luto para ir para a Olimpíada."
Léo Meindl mantém os pés no chão e foca no trabalho em Franca. Porém, admite o desejo de um dia brilhar fora do Brasil.
Publicidade
"Não procuro pensar muito no futuro, penso em fazer o presente. Claro que sonho em jogar uma Euroliga, ACB (Liga Espanhola), NBA... Agora, é uma coisa que o tempo vai fazer acontecer."
Foco no G-4
Publicidade
O ala é um dos destaques de Franca no Novo Basquete Brasil. O clube paulista está na sexta colocação, com dez vitórias em 17 partidas, na cola do G-4, que dá vaga às quartas de final do torneio.
"Estamos perto do nosso objetivo de ficar entre os quatro primeiros colocados. Sofremos um pouco com as lesões do Mata e do Leozão. Podíamos estar na quarta colocação, ali brigando com Minas e Mogi, mas estamos muito próximos e vamos conseguir nosso objetivo. Estamos fazendo uma boa campanha. É continuar a jogar com força e não perder jogo em casa, a chave do campeonato é essa, e ganhar o máximo de jogos fora", declara o atleta.
Léo Meindl tem média de 16%2C8 pontos por jogo no NBB Newton Nogueira / Divulgação

A inspiração de Léo é caseira. Ele se espelha no pai, o ex-jogador Paulão, que trabalha na comissão técnica de Franca: "Eu cresci o vendo jogar. Eu me inspiro nele." O número que utiliza também revela outro ídolo.

Publicidade
"Uso a camisa 23 por causa do Michael Jordan."
Além do pai e da família, Léo Meindl tem outra figura importante no desenvolvimento da carreira: o técnico Lula Ferreira.
Publicidade
"Ele me deu uma oportunidade única. Ele apostou em mim quando eu era juvenil e me colocou para jogar no adulto como efetivo. Ele confiou em mim e consegui dar o retorno. Fui o melhor sexto homem da temporada (na temporada 2012/2013)", afirmou.