Por victor.abreu

Rio - Começará, nesta terça-feira, a partir das 14h, a venda de ingressos online para os Jogos Olímpicos de 2016. Ao todo serão 7,5 milhões de bilhetes disponíveis para mais de 700 eventos esportivos, em 42 esportes, além das cerimônias de abertura e encerramento. Há descontos para estudantes, idosos e pessoas com algum tipo de deficiência. No casos dos estudantes, o aluno precisa estar matriculado tanto no ato da compra quanto no dia do evento escolhido. Obesos e cadeirantes terão direito a assentos especiais. Uma entrevista coletiva virtual marcou o início desta fase de venda de ingressos.  

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"A gente viu em Londres e Tóquio que uma Olimpíada pode voltar só 60 anos depois. É uma chance única na nossa vida de ver um evento desses na nossa cidade", disse Renato Ciuchini, Diretor Executivo Comercial do Comitê Rio 2016, que também falou sobre os cambistas.

"Esse é um tema sempre complexo. Estamos trabalhando para coibir o cambismo não só nas áreas de competição, mas fora também. Estamos monitorando nos nossos canais para que não tenha nenhum desvio neste processo", completou.

A venda dos ingressos será feita em quatro etapas. Desde de janeiro, os torcedores fizeram um cadastramento no site rio2016.com/ingressos. Ao se registrar, o comprador recebeu informações sobre os horários das competições e alertas para não perder nenhuma fase do processo de compra.

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Nesta terça-feira, cerca de 70% dos ingressos serão sorteados, no mesmo site do cadastramento, entre os internautas que fizeram suas fichas de cadastro. Os que sobrarem vão novamente ser sorteados em julho, quando apenas os torcedores que se inscreveram na primeira fase poderão participar, numa espécie de "segunda tentativa" aos que buscaram a compra antecipadamente.

Em outubro de 2015, será iniciada a venda em tempo real de ingressos pela internet, sem a existência de sorteios. Nessa fase, os espectadores deverão entrar no Portal de Ingressos, selecionar as sessões para as quais desejam adquirir ingressos e, havendo disponibilidade, efetuar a compra na mesma hora. As vendas online permanecerão abertas até o final dos Jogos e será só à vista.

Todas as compras online terão que ser feitas com cartões de crédito e débito de bandeira Visa. O consumidor pode parcelar o valor em até cinco vezes sem juros. Pagamentos em dinheiro só serão aceitos nas bilheterias, abertas a partir de junho de 2016.

Para as pessoas que não residem no Brasil, a compra dos ingressos deverá ser efetuada por meio de um revendedor autorizado em seu país de residência. A lista dos revendedores estará disponível em março.

Cada espectador cadastrado poderá comprar até quatro ou seis ingressos por sessão esportiva ou cerimônias, respeitando o limite de até 20 sessões em uma mesma conta.

"Todos que estão em posse do ingressos terão acessos ao transporte público de graça, até mesmo fora do Rio. Pedimos para chegar com um hora de antecedência", disse Donovan Ferreti, Diretor de Ingressos.

Preços:

- Os ingressos para as sessões esportivas custarão de R$ 40,00 (eliminatórias de remo ou futebol, por exemplo) a R$ 1.200,00 (Ingresso para a final de Basquete ou dos 100 m). Os ingressos para as cerimônias custarão de R$ 200,00 a R$ 4.600.

- Brasileiros com mais de 60 anos podem adquirir ingressos de qualquer categoria para os Jogos Olímpicos com 50% de desconto. Esse desconto é válido somente para idosos brasileiros e residentes no país.

Entenda o cronograma de vendas online:

Cadastramento

- No momento da inscrição, será necessário preencher outros dados cadastrais, como a opção de pagamento e forma de entrega dos ingressos antes de enviar o pedido por meio do portal.

Primeira etapa de venda de ingressos

- A primeira fase de sorteios acontece em maio de 2015 e será realizado por sessão. Por exemplo, todas as pessoas que se inscreverem para comprar um ingresso para as eliminatórias do 1° dia de competição de natação concorrem com iguais chances de sucesso para esta sessão.

- O sorteio é realizado por sessão esportiva e não por conta cadastrada.

- Ao ser contemplado no sorteio de uma determinada sessão, o espectador estará adquirindo tantos ingressos quantos tiverem sido solicitados no momento do envio do pedido. Ou seja, para quem solicitou 4 ingressos para uma sessão, não será possível ser sorteado para apenas um, dois ou três ingressos.

- Após o término da primeira fase de sorteios, os espectadores receberão por e-mail as informações sobre as sessões para as quais foram sorteados e o valor total que será lançado em seu cartão Visa cadastrado, correspondente aos ingressos contemplados.

Segunda etapa de venda de ingressos

- Somente poderão participar deste segundo sorteio aqueles espectadores que tiverem efetivamente enviado um pedido de ingressos durante a primeira fase, podendo ter sido contemplados ou não com as entradas desejadas. Para participar do segundo sorteio, será necessário retornar ao Portal de Ingressos e enviar um novo pedido, contendo todas as sessões e entradas para as quais se deseja concorrer.

- As inscrições para o segundo sorteio terão início em julho de 2015.

- O segundo sorteio segue os mesmos critérios da fase anterior e será igualmente auditado. Os espectadores que não adquiriram nenhum ingresso na primeira fase terão prioridade neste processo.

- Após o término dos sorteios, os espectadores receberão por e-mail as informações sobre as sessões para as quais foram sorteados e o valor total que será lançado em seu cartão Visa cadastrado, correspondente aos ingressos sorteados.

Revenda de ingressos

O Comitê Rio 2016 criará uma plataforma de revenda de ingressos para os torcedores que quiserem desistir de ir aos eventos. O preço será o mesmo pago no ato da compra e será devolvido sem nenhum tipo de taxa ou ônus adicional. Caso queira presentear algum parente ou amigo, os receptor deste bilhete dado precisará apresentar um comprovante de compra e de proximidade com o comprador. No dia do evento haverá uma checagem.  

Meia-entrada

Ingressos de meia-entrada serão para os setores mais populares das arenas, com excessão aos cadeirante que podem escolher qualquer lugar. Pelo menos 30% dos bilhetes de cada evento será vendido desta forma, atendendo ao limite de ocupação estabelecido pelos organizadores.

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