Por victor.abreu

Rio - A Cruzada São Sebastião, localizada no bairro do Leblon, Zona Sul da cidade, é palco de diversas histórias. Para o esporte, os prédios do conjunto habitacional já revelaram jogadores como Adílio, Rui Rei e Júlio César "Uri Geller", ambos do Flamengo, além de Ernani e Paulo Pereira, do Vasco. Hoje, a tradição de criar talentos segue sendo mantida por atletas locais que já trilharam o caminho do sucesso. Desde o fim de 2012, Cazuza (futsal e F7) e Leandro Fanta (futebol de areia) tocam um projeto esportivo com cerca de 40 crianças carentes.

Projeto esportivo na Cruzada São Sebastião tem escolinha de futsal para criançasDivulgação

"Nosso objetivo é dar uma melhor estrutura para as crianças da nossa escolinha e para nossa equipe adulta de Futebol 7. Nós estamos tirando elas da ociosidade diária que pode acabar prejudicando o futuro delas. Nós temos um sonho de, um dia, tornar o nosso projeto grande, como o da Mangueira e da Rocinha", disse Leandro Fanta, ex-goleiro da seleção brasileira de Beach Soccer e atualmente no Botafogo.

Os meninos e meninas fazem aulas de futsal, e um time adulto disputa torneios de Futebol 7. A ideia é que as crianças também entrem nas competições, mas faltam patrocinadores para tornar isso uma realidade. Os treinos são feitos na quadra da Escola Municipal de Santos Anjos, localizada dentro da Cruzada. Uma vez na semana, a quadra de grama sintética do clube Monte Líbano é cedida para treinamentos do time adulto e os responsáveis já estão negociando com a gerência dos campos do Aterro do Flamengo e da AABB da Lagoa para estender o programa de atividades.

O projeto também atende crianças de outras localidades, e não apenas moradores da Cruzada, e já conta com uma parceira. No F7, o Bonsucesso Futebol Clube é o clube representado pelo time adulto do projeto. Além de Cazuza e Fanta, outras seis pessoas estão envolvidas: George Augusto e Anderson Patusco (Preparadores Físicos), Jander Roberto (Supervisor), Waldemir Palhares (Treinador), Pedro Pereira (Gestor, junto de Cazuza e Fanta), Leandro Barros (Professor da escolinha).

Equipe adulta da Cruzada São Sebastião. Projeto conta com o apoio do Bonsucesso F.C.Divulgação

"Nossa principal dificuldade é quando esbarramos na dificuldade financeira. Eu, Cazuza e Pedrão, arcarmos com todos os custos. Não temos parceiros e estamos abertos para aqueles que se interessarem pelo projeto. Seria de grande ajuda", completou Fanta.

Mesmo em pouco tempo, três atletas já foram revelados para o futebol de campo: Ramon Santiago foi para o Fluminense, Júnior Antunes para o Artsul e Diego Souza para o Duquecaxiense.

"Além de dar oportunidade para os jovens, nós abrimos as portas para os garotos treinaram em clubes e saíram por algum motivo. Nós queremos colocar o nosso treino em alto nível e rendimento para eles. Isso vai fazer deles um profissional bem melhor, apto a conquistar campeonatos. Hoje, o nosso foco é colocar essa galerinha para disputar os torneios estaduais e nacionais de Futebol ", concluiu.

Fanta passou pelo futsal da AABB da Lagoa, Flamengo (onde também jogou campo), Hebraica Rio, Tio Sam, e América. Teve uma passagem pelo campo do Heliópolis. Nas areias, Vasco, Sporting-POR, Botafogo, Colorado do Leme, Racing-RJ e Santos já contaram com as defesas do goleiro, que retornou ao time de praia do Alvinegro. Cazuza foi jogador de futsal, ganhador de títulos importantes com as camisa de Vasco e Flamengo, e hoje atua no Futebol 7.

Leandro Fanta e Cazuza comandam projeto esportivo com jovens e adultos da Cruzada São SebastiãoDavi Pereira / JornalF7.com / Divulgação

Reportagem de Victor Abreu.

Você pode gostar