Por marcello.victor
Marco Polo Del Nero é aguardado nesta sexta-feira na sede da CBFCarlos Moraes / Agência O Dia

Rio - O presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF) Marco Polo Del Nero desembarcou no fim da madrugada desta sexta-feira, no Terminal 2 do Aeroporto Internacional Tom Jobim, em um voo vindo de Frankfurt, na Alemanha. Na véspera, ele abandonou o congresso da Fifa em Zurique, na Suíça, após oito dirigentes da entidade que comanda o futebol serem presos pelo FBI - a polícia federal americana - que investiga corrupção na entidade máxima do futebol. Entre eles está o ex-presidente da CBF, José Maria Marin.

Nesta sexta ocorre a eleição para a presidência da Fifa. Joseph Blatter é candidato a quinta reeleição. Ele está concorrendo com o príncipe da Jordânia, Ali Bin Al-Hussein, que tem o apoio do presidente da Uefa, o ex-jogador francês Michel Platini.

Blatter, que mesmo com o escândalo, é o grande favorito na eleição, também corre risco de ser investigado pela polícia. Quem garante é o escocês Andrew Jennings, 72 anos, que trabalha para a rede britânica ‘BBC’. Na véspera das prisões, usou sua rede social para mandar um recado ao atual presidente da Fifa: “Blatter terá uma agradável surpresa”. Horas depois, dito e feito. Nesta quinta, uma nova postagem. E desta vez ele foi mais direto ao garantir que o dirigente é o próximo da lista das autoridades americanas: “Dei ao FBI documentos importantes que desencadearam as prisões de ontem (quarta-feira). Há mais vindo por aí. Blatter é um alvo”.

Conhecido por mostrar as entranhas da Fifa, como no livro ‘Um Jogo Cada Vez Mais Sujo’, que fala sobre o esquema de venda de ingressos das Copas, Jennings garante que as prisões — incluindo a do brasileiro José Maria Marin — são apenas o começo.

“A coisa importante é o fim da Fifa como conhecemos. Havelange levou o crime organizado à Fifa e ele perdurou de 1974 até agora. É o fim de um império. Todos os impérios caem. Foi assim com o britânico, com o francês... Até os portugueses tiveram de sair do Brasil. O império da Fifa terminou na quarta”, disse Jennings.

Ex-dirigente brasileiro também estaria ameaçado

Para o jornalista, as investigações do FBI vão chegar até Ricardo Teixeira, ex-presidente da CBF. “Eles vão chegar ao nome do Teixeira. Há muito mais coisa vindo. Isso não termina hoje. Vão pegar o Teixeira. Mas se não o pegarem, os brasileiros deveriam prendê-lo por todos os crimes que ele já cometeu contra o futebol”, completou Jennings.

Em meio ao mar de lama que toma conta da Fifa, Joseph Blatter, em seu discurso de abertura do congresso da Suíça, em Zurique, afirmou que os casos de corrupção no mundo do futebol são realizados por uma minoria.

“Não posso monitorar o trabalho de todos, mas não vou permitir que alguns destruam o trabalho de outros. Temos que recuperar a confiança através de ações que tomaremos. Vamos fazer disso um ponto de virada”, afirmou o dirigente, lembrando que os próximos meses “não serão fáceis para a Fifa” e que “outras más notícias ainda chegarão”.

Você pode gostar