Por edsel.britto

Rio - Começa no sábado mais um defeso total na maior laguna de água salgada do planeta, a Lagoa de Araruama, na Região dos Lagos. Até o dia 31 de outubro, qualquer tipo de pesca, incluindo a esportiva e a de lazer, estará proibida. Todo o complexo lagunar tem 210 km2 e banha cinco importantes cidades turísticas: Cabo Frio, Arraial do Cabo, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Araruama.

Até o dia 31 de outubro%2C qualquer tipo de pesca%2C incluindo a esportiva e a de lazer%2C estará proibida em AraruamaDivulgação

Esta é a terceira vez que a proibição total à pesca vigora nos balneários. O defeso vale para peixes, siris e camarões. Objetivo é garantir a reprodução e o crescimento das espécies. E, a reboque, que o esporte da pesca passe a outras gerações.

Quem for flagrado pescando com puçás, redes, varas e molinetes na lagoa poderá ter o material apreendido e sofrer multa. Para isso, estarão a postos agentes da Secretaria Estadual do Ambiente, da Unidade de Policiamento Marítimo e Fluvial e das guardas marítimas das cinco cidades banhadas pelo ecossistema.

Juvenal%2C com penca de peixes%2C fisgados no Itajuru%2C em Cabo Frio%2C apoia o defeso e pede mais fiscalizaçãoDivulgação

Os artesanais cadastrados terão o seguro-defeso (salário mínimo) nos três meses de proibição. Morador de Cabo Frio e pescador esportivo, Juvenal Oliveira apoia o defeso. Mas pede mais fiscalização, sobretudo na captura de camarões. “Nas primeiras duas semanas, funciona. Só se encontra camarão congelado nas feiras. Mas, depois disso, o camarão fresco da lagoa é vendido livremente e ninguém vai preso”, afirma.

SARDINHA LIBERADA

Enquanto começa o defeso na Região dos Lagos, o da sardinha verdadeira termina hoje. Pesca do peixe mais consumido no país e melhor isca natural está liberada a partir de sábado.

DICAS DE PEIXE

Maior guia de pesca de praia do Brasil, Carlinhos Paraúna manda avisar: as corvinas estão abrindo a boca em toda a orla do Rio. Confiram mais dicas do mestre: Canal do Leblon — anchova (dia); Praia de Ipanema — corvina (noite); Arpoador — corvina (noite); Praia de Copacabana —papa-terra e corvina (noite); Leme — corvina (noite); Praia do Flamengo — corvina (manhã cedo).

Mestre Canarinho

(99953-8100): as iscas são camarão e lula: Quebra-Mar da Barra — corvina, papa-terra, xerelete e carapeba; Cagarras — xerelete, cangulo, marimbá e jaguriçá; Gragoatá/Boa Viagem — corvina, guaibira, mixole e papa-terra; Ilhas Pai e Mãe — </CW>goete, corvina, papa-terra e pescadinha.

Gilberto Ohoishi

(22)- 99839-644: em Arraial do Cabo, na Praia Grande — peruá, pargo, olho-de-cão, corvina e cavalinha; Ponta do Focinho — maria-mole, castanha, corvina e goete; Largo da Ilha do Farol — pargo, olho-de-cão, peruá e xerelete; Boca da Barra — maria-mole, goete e corvina e espada; Ponta da Prainha — xerelete, cavalinha, pargo e espada.

MAIS CONCORRENTES AO SUPERKIT DO SHOPPING AVENIDA:(1) Alexandre da Costa Silveira: pampo, na artificial, em Mangaratiba; (2) Anderson Machado: bijupirá, na isca artificial, em Itacuruçá; (3) Sérgio Toste: corvina, na isca de camarão, em Itacuruçá; (4) Marcio Moreira da Silva: pampo, na isca artificial, em Mangaratiba; (5) Marcelo Fisherman: olho-de-boi, na isca artificial, em Itacuruçá.Arte O Dia


Você pode gostar