Por pedro.logato

Rio - A Organização Mundial de Saúde (OMS) pediu para que o Comitê Olímpico Internacional (COI) passe a monitorar os níveis de vírus nas águas do Rio de Janeiro após um estudo da AP revelar que a poluição em pontos que servirão de sede para as provas podem colocar a saúde dos atletas em risco.

Membros do comitê olímpico e do governo brasileiro testaram apenas os níveis de bactérias presentes nas águas para determinar se elas são seguras. No entanto, especialistas afirmam que vírus representam um problema muito maior e precisam ser monitorados.

Águas do Rio vão passar por testes do COIJoão Laet / Agência O Dia

"Nós vamos encontrar alguém que possa fazer o teste e nos dizer com segurança o que precisamos saber", diz Peter Sowrey, chefe da Federação Internacional de Vela (Isaf). "Esse é o meu plano", completa.

Sowrey, que se encontra na Malásia para um encontro do COI, tem um interesse pessoal na pesquisa. Sua mulher, Alesandra, é carioca, e o casal tem uma filha de nove anos. "Eu sou pai. Quero ter certeza de que todos que entrem nas águas estejam seguros."

Além da Isaf, a União Internacional de Triatlo (ITU) também deve investigar os níveis de poluição das águas cariocas por conta própria, segundo Shin Otsuka, membro executivo da federação.

"Plano B"

De acordo com Sowrey, o "plano B" caso a Baía de Guanabara não apresente condições ideais para a vela será levar as competições para o mar aberto. O dirigente diz que seria triste perder a oportunidade de ter o Pão de Açúcar como cenário de fundo e a chance de ver o esporte ganhar destaque nas transmissões, uma vez que as provas geralmente são em locais afastados das principais sedes.

"Não vamos sacrificar a saúde dos atletas por causa de boas imagens e uma boa transmissão. Mas o cenário do Rio é incrível e será importante para o esporte da vela", declarou.

Poluição e riscos

O estudo da AP revelou que níveis perigosos de vírus e bactérias foram encontrados na Baía de Guanabara, na lagoa Rodrigo de Freitas e no mar de Copabacana, sedes de modalidades como vela, canoagem, triatlo e maratona aquática. Cerca de 1.400 atletas vão competir nestes locais durante as Olimpíadas de 2016.

Você pode gostar