Por edsel.britto

Suíça - Michel Platini recebeu 2 milhões de francos suíços (cerca de R$ 8 milhões)  de Joseph Blatter semanas antes de desistir da sua candidatura à presidência da entidade nas eleições de 2011. De acordo com o jornal inglês "The Telegraph", Blatter teria autorizado o pagamento a Platini, feito em fevereiro em 2011, como uma espécie de suborno para que o francês desistisse de concorrer nas eleições de maio daquele ano. Sem rivais, Blatter foi eleito para o último mandato de quatro anos.

De acordo com o jornal, Platini assinou documento com carimbo da Uefa informando da sua desistência de ser presidente da Fifa e manifestando apoio a Blatter. Platini nega qualquer irregularidade e diz que os milhões que recebeu em 2011 se referem a serviços prestados à Fifa entre 1999 e 2002. 

Platini tem sido alvo de denúncias que ligam o nome dele ao de Blatter em casos de corrupçãoReuters

Desde sexta-feira, quando a Justiça da Suíça anunciou que abriu processo criminal contra Blatter, os promotores investigam se o dinheiro entregue pela Fifa a Platini tem mesmo ligação com sua desistência da candidatura em 2011. Platini já prestou seu esclarecimentos formais aos autoridades suíças. Por causa das investigações, Blatter pode ser suspenso pelo Comitê de Ética da Fifa em alguns dias e, assim, deixar a presidência em definitivo. Ele ficaria até fevereiro de 2016, quando novas eleições foram convocadas. 

De acordo o jornal suíço "Sonntagszeitung", "se Blatter não abandonar o cargo imediatamente, será suspenso dentro de poucos dias". Platini, que é um dos vice-presidentes da Fifa, também pode ser suspenso, e neste caso, estaria impossibilitado de se candidatar no pleito do ano que vem.  Nesta segunda-feira, Blatter foi ao seu escritório na sede da Fifa, em Zurique, e de acordo com seus advogados, ele não vai deixar o cargo por não ter feito nada ilegal. 

Você pode gostar