Por renata.amaral
Suíça - Neymar está pela primeira vez na sua carreira entre os três melhores jogadores do mundo. O jogador é um dos finalistas da "Bola de Ouro". Ele foi apontado por votos de treinadores, jornalistas e capitães de seleções nacionais e vai concorrer com os habitués do prêmio Lionel Messi e Cristiano Ronaldo. 
O camisa 11 do Barcelona é o primeiro brasileiro finalista do prêmio desde Kaká, que em 2007 foi eleito o melhor do mundo. Desde então, Cristiano Ronaldo e Messi dividem a honraria. O argentino ficou com o troféu quatro vezes (2009, 2010, 2011 e 2012) e o português, três (2008, 2013 e 2014). Desde 2010, a Bola de Ouro unifica as escolhas da Fifa e da revista "France Football". 
Neymar é um dos finalistas à Bola de Ouro da FifaEfe

No domingo, em entrevista à TV Globo, Neymar disse que esperava estar na lista final e sonhava em dividir o momento com Luís Suárez e Lionel Messi, seus companheiros de Barcelona e donos das melhores marcas de um trio de ataque do mundo no ano.

Publicidade
Neymar é o artilheiro da atual temporada do Campeonato Espanhol com 14 gols. Ele também terminou a Liga dos Campeões como goleador. Marcou 10 gols, o mesmo número de seus concorrentes à Bola de Ouro, Messi e Cristiano Ronaldo. 
A entrega do prêmio de melhor jogador do mundo será feita no dia 11 de janeiro de 2016, em Zurique. Na mesma cerimônia, a Fifa também vai premiar a melhor jogadora, os melhores técnicos (de times masculinos e femininos), o gol mais bonito (Prêmio Puskas) e o time ideal da temporada. 
Publicidade
Florenzi, da Roma, Wendell Lira, do Goianésia e Messi, do Barcelona, concorrem ao prêmio Puskas. Carli Lloyd (EUA, Aya Miyama (JAP) e Célia Sasic (ALE) disputam o prêmio de melhor jogadora do mundo. Já entre os técnicos de times masculinos, concorrem Jorge Sampaoli (Chile), Luís Enrique (Barcelona) e Pep Guardiola (Bayern de Munique).